O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, comentou na noite desta terça-feira (6/5), no estúdio da 98, sobre a criação do Parque da Linha Férrea, obra entre Belo Horizonte e Nova Lima, no Vetor Sul da Região Metropolitana.
Segundo o prefeito, o projeto, que tem o objetivo de transformar a antiga Linha Férrea, que corta os bairros Belvedere e Vila da Serra, em um espaço verde voltado para o lazer e também em uma solução para mobilidade urbana, agora vai para licenciamento da obra.
“O desejo é criar um parque linear para os moradores da região, garantir que a caixa da linha férrea seja preservada e, claro, proporcionar mobilidade com a construção de uma via e impedir o adensamento. Agora, após as audiências públicas, esperamos ir para a próxima fase que é o licenciamento da obra, sempre dentro de todas as legislações”, disse João Marcelo.
No final de abril, as audiências públicas para a discussão da obra contaram com apresentação técnica realizada por especialistas envolvidos na elaboração do projeto.
Eles explicaram que a via construída vem em paralelo com a recuperação da malha ferroviária, e que a mesma não será desmanchada. Está prevista também a criação de um parque ecológico com mais de 7,36 hectares de área verde, além de praças públicas, trilhas e um parque linear na linha férrea.
Novos encontros para discutir o projeto estão previstos para os próximos meses.
Alça do Belvedere
O prefeito de Nova Lima explicou ainda o planejamento para a alça de acesso entre Nova Lima e Belo Horizonte, no Bairro Belvedere, na região Centro-Sul de BH.
Segundo o chefe do Executivo, o investimento vai ser por meio de contrapartidas urbanísticas dos empreendimentos que estão em Nova Lima.
Acompanhe a entrevista completa no vídeo abaixo: