O presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, Thiago Almeida, afirmou que a cidade precisa urgentemente revisar seu plano diretor e ampliar os investimentos em mobilidade urbana para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento populacional e econômico. Em entrevista à 98 News, nesta quarta-feira (16/7), ele também cobrou mais diálogo com o governo de Minas sobre a criação de terminais metropolitanos e apontou os caminhos que considera prioritários para o futuro do município.
Ao comentar o rompimento de uma adutora que comprometeu a estrutura do prédio da Câmara, Thiago relatou que os trabalhos legislativos precisaram ser temporariamente interrompidos. “O prejuízo é imensurável. Isso porque é um prédio histórico, um dos mais antigos que a gente tem em Nova Lima, um patrimônio histórico da cidade e a gente tem um carinho muito grande pelo aquele prédio e pelo parlamento também.”
Ele contou que os servidores foram liberados temporariamente, mas seguem atuando. “Entramos com a limpeza, que eu acho que é a primeira que a gente tinha que fazer. Estamos catalogando o que vai ser feito, qual que é o nosso prejuízo real, para a gente voltar o quanto antes, que os trabalhos não podem parar.”
Crescimento e desafios
Thiago destacou que Nova Lima dobrou sua população nos últimos 15 anos e possui hoje uma das maiores capacidades de investimento entre os municípios mineiros. “Nossa maior missão hoje é mobilidade urbana, não tem como não falar disso. A nossa saída, a saída da nossa cidade é a entrada de Belo Horizonte. Nós estamos na entrada da capital, da nossa metrópole, e a gente tem essa dificuldade, que eu acho que é a nossa missão nessa legislatura: dar fluidez para o trânsito.”
Ele reforçou que a cidade enfrenta crescimento desordenado e carece de planejamento. “Nosso plano diretor é de 2007. Ele deveria ter sido revisado em 2017, então nós já estamos atrasados e muito atrasados, quase 20 anos de plano diretor. Quando você não tem as diretrizes de crescimento, cresce desordenado e realmente isso a gente tem que reconhecer que aconteceu em Nova Lima e está acontecendo.”
Entre os projetos de mobilidade destacados estão a requalificação da estrada velha que liga Nova Lima a Sabará, a alça do Belvedere e uma proposta de linha férrea que ligaria diretamente o município ao Anel Rodoviário. “Vai ser uma estrada de seis pistas ali, porque cresceu muito. O número da população nossa cresceu muito, o número de prédios cresceram muito e a gente pega ali dois, três moradores cada um com um carro. A gente precisa fazer investimento e vamos ter que fazer essa linha.”
O presidente da Câmara de Nova Lima defendeu que a obra só será viável com participação conjunta. “A prefeitura também vai ter que aportar. É uma obra que eu acredito que seja de um valor alto, mas que dá uma solução imensurável. Isso a gente não pode considerar gasto, não.”
Críticas à PPP dos terminais metropolitanos
Thiago Almeida também criticou a falta de diálogo do governo estadual sobre a proposta de parceria público-privada (PPP) para criar 11 terminais metropolitanos.
“A vida acontece no município. As pessoas têm que ser ouvidas. As câmaras tinham que participar. Nós tivemos informações dos outros municípios também que foi da mesma forma. Acho que implantar um terminal, sem discutir com a comunidade local, sem discutir com o legislativo, com o Executivo e colocar por colocar, isso a gente não viu até agora a oportunidade do usuário de ter uma melhora.”
Segundo ele, a proposta apresentada “não contempla isso no projeto”. “A gente só viu o projeto da construção da rodoviária, que é o que foi nos apresentado e muito mal apresentado por sinal. Então, desde o princípio, nos colocamos ao contrário porque a gente não teve esclarecimento. E essa é a nossa maior dificuldade.”
Thiago também criticou a ausência de contrapartidas do Estado para Nova Lima. “O Estado abandonou. As escolas estaduais, nós tivemos a enchente Honório Bicalho, foi uma tragédia muito grande. O investimento que teve na escola para reforma voltar a funcionar foi do caixa do município de Nova Lima.”
Integração metropolitana
O presidente da Câmara também defendeu que as cidades da Grande BH assumam o protagonismo na integração da região. “Eu acho que passou da hora a gente se enxergar enquanto metrópole e assumir de fato. Nós estamos toda hora dentro de um município do outro, a gente nem sabe onde é que é a nossa fronteira. A partir do momento que a gente passar a se enxergar como uma metrópole, a gente vai conseguir que as pessoas sejam impactadas diretamente, positivamente.”
Ele elogiou a postura do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião. “Só de ter assumido o Anel Rodoviário, parabenizo aqui publicamente ele de ter a coragem, o discernimento de entender que aquilo se passa por Belo Horizonte.”
Compromisso com o futuro
Ao final da entrevista, Thiago reafirmou seu compromisso com Nova Lima. “Acredito que a gente tem muito a avançar. Nós temos muito trabalho, temos um município financeiramente organizado. Passa muito pelo orçamento, a gente dá prioridade à que realmente é necessário. Pensar no coletivo, deixar as pautas pessoais de lado e entender que o munícipe, o cidadão que tá ali todo dia, contribuinte, pagador de imposto, ele quer sempre o melhor.”
Sobre o novo plano diretor, ele resumiu: “A cidade inteligente é a cidade que funciona. Que você não tem dificuldade de chegar na escola do seu filho nem no seu trabalho. Isso é a cidade que vai funcionar. Nova Lima comporta tudo. É uma cidade de oportunidades mesmo. E a gente, enquanto legislador, nós temos essa responsabilidade de pensar a cidade que a gente quer hoje, mas sem esquecer que o que a gente quer hoje vai impactar diretamente o futuro das pessoas.”