Ao vivo
98 Dá o Play

Procon-SP multa Nestlé em R$ 13 milhões por propaganda enganosa

Siga no

Empresa diz que não vende mais os produtos em questão (Prefeitura de São José dos Campos/Divulgação)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Procon-SP autuou a empresa Nestlé por publicidade enganosa. A multa é de R$ 13 milhões, calculada com base no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. A empresa de alimentos pode recorrer da decisão.

De acordo com o Procon, a empresa disponibilizou no mercado produtos que “não possuíam ingredientes anunciados na embalagem, caracterizando infração ao Código de Defesa do Consumidor”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A publicidade supostamente enganosa, de acordo com a entidade de defesa do consumidor, estaria nos rótulos dos produtos Biscoito Nesfit Aveia e Mel e Biscoito Nesfit Leite e Mel, Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel.

Também foi analisado o produto Mistura de Creme de Leite, cuja composição é Mistura de UHT de Creme de Leite e Soro de leite, e faz parte do pacote de autuações feitas pelo Procon-SP. Para a entidade, “o consumidor foi claramente induzido a erro quanto às características e à composição dos referidos produtos”.

Nestlé

Em nota, a Nestlé afirmou que cumpre as legislações vigentes, incluindo as normas relacionadas à rotulagem e comunicação de seus produtos. “Em relação aos itens mencionados, cabe destacar que os biscoitos “Nesfit Aveia e Mel”, “Nesfit Leite e Mel” e “Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel” não fazem mais parte do portfólio da empresa, tendo sido descontinuados em 2022. O mesmo ocorre com a “Mistura de Creme de Leite”, que não é comercializada pela companhia desde 2023”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 A empresa disse ainda que  vai apresentar defesa às autoridades “reforçando seu compromisso com a ética e a transparência na publicidade de seus produtos, bem como sua atuação em conformidade com os princípios do Código de Defesa do Consumidor.”

Páscoa

O Procon-SP também divulgou nesta quinta-feira (24) um balanço das autuações de irregularidades na comercialização de produtos para a Páscoa.

Foram verificados 493 locais, sendo 197 na Capital e 296 em cidades do interior e litoral. Na Capital, foram constatados problemas em 16% dos estabelecimentos visitados (31 de 197 visitados) e nos demais municípios do interior, em 44% (131 de 296 visitados).

Na cidade de São Paulo, os principais problemas constatados pelas equipes foram a ausência de informação do preço, problemas ao informar sobre a lista de ingredientes e sobre a presença ou não de glúten.

Nas cidades do interior e litoral, a maior parte das infrações diziam respeito à falta de informação de prazo de validade ou validade vencida, seguida por ausência ou inadequação de informação de preço. 

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Collor cumprirá pena em ala especial de presídio em Maceió, determina Moraes

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Atos golpistas: Fux quer pena de um ano e meio para cabeleireira que pichou símbolo da Justiça

Lei autoriza crianças neurotípicas a levarem o próprio lanche para a escola

Homem condenado por ‘golpe do amor’ é preso em Confins

Equipe médica de Bolsonaro descarta complicações pós-cirúrgicas

Últimas notícias

Dia Internacional do Milho no Matula 98

‘Cássio precisa deixar de ser titular do Cruzeiro’, dispara comentarista

Oito restaurantes de BH aparecem em lista dos 100 melhores do Brasil; saiba quais

Viva a Praça Sete: evento leva mais de 40 atrações gratuitas ao coração de BH neste fim de semana

Avenida dos Andradas: de Caminho da Saúde ao Retrato do Abandono

Clube norueguês inova e presenteia melhor em campo com cordeiro e pente de ovos

Mario Kart World: o novo jogo para Nintendo Switch 2

WhatsApp lança nova ferramenta contra vazamento de conversas

Sem planejamento, uso de câmeras corporais por toda PM de Minas é ‘inviável’, decide juiz