Motoristas que passam pela avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, deverão ficar atentos às mudanças no tráfego da via. A partir das 10h da próxima terça-feira (23/9), a Prefeitura vai iniciar intervenções no trecho entre as avenidas Vilarinho e Pedro I, em função das obras de construção da trincheira.
Na primeira etapa, haverá interdição parcial da via no sentido Centro, com apenas uma faixa liberada em alguns pontos. Na altura da Faminas e do shopping Estação, duas faixas estarão disponíveis. Depois, as intervenções se estenderão para o sentido bairro.
Com o avanço da obra, os dois retornos existentes na via também serão fechados: um na esquina com a Rua Iúca e outro após a saída do estacionamento do shopping. De acordo com a PBH, para orientar motoristas e pedestres, serão instaladas faixas, placas e sinalização noturna em vários trechos.
Alterações de circulação
- O trecho da rua Padre Pedro Pinto entre a rua Álvaro Camargos e a avenida Pedro I passa a operar em mão dupla;
- A rua Malibu também passa a funcionar em mão dupla;
- Serão feitos ajustes de geometria nas vias e nas calçadas para garantir acessos de veículos e pedestres;
- Novos semáforos serão implantados e outros ajustados em toda a região.
Rotas alternativas (Confins >> Centro)
- Opção 1: MG-010 → Avenida Pedro I → Rua Padre Pedro Pinto → Rua Dr. Álvaro Camargos → Avenida Vilarinho → Cristiano Machado.
- Opção 2: MG-010 → Avenida Pedro I → Rua Bernardo Ferreira da Cruz → Avenida Vilarinho → Cristiano Machado.
Transporte coletivo
As linhas municipais 66, 702, 6030 e suplementar S60 terão os itinerários alterados. Confira todas as mudanças aqui.
Sobre a trincheira da Cristiano Machado
De acordo com a PBH, a trincheira terá cerca de 780 metros. O projeto também inclui um boulevard próximo à Catedral Cristo Rei, uma pista de aceleração na interseção com a Vilarinho e o alargamento do viaduto sobre a linha do metrô.
A obra inclui ainda ajustes geométricos e melhorias na infraestrutura urbana, como drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo. Os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
A previsão é de que as intervenções durem 1.080 dias.