O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevista ao New York Times, comentou que o governo norte-americano pode administrar a Venezuela “por vários anos”. O republicano falou que o projeto é de “reconstruir” o país latino extraindo óleo natural e impulsionando a economia local.
“Só o tempo dirá. Eu diria que muito mais tempo”, afirmou Trump ao ser questionado se a permanência estadunidense na Venezuela poderia durar seis meses ou um ano.
O presidente dos EUA completou explicando o que pretende fazer com as reservas naturais do país. “Nós vamos reconstruir a Venezuela de uma forma muito lucrativa. Vamos usar e importar petróleo. Também vamos baixar os preços e vamos dar dinheiro ao país, que precisa desesperadamente disso”, disse.
O norte-americano também comentou que o governo interino do país, assumido por Delcy Rodríguez, vice de Maduro, está contribuindo com tudo que julga necessário até o momento. Apesar de não aprovar a gestão da aliada do ditador venezuelano, Trump assumiu que o secretário de Estados dos EUA, Marco Rubio, mantém conversas com Delcy para que o país norte-americano receba a cooperação da Venezuela no processo.
Apesar do apoio recebido pelo governo provisório venezuelano, Trump se recusa a reconhecer a atual presidente como líder legítima. Segundo o New York Times, o presidente também não quis responder sobre o distanciamento da oposição de Maduro no país sul-americano. Os nomes cotados seriam os de María Corina e Edmundo González, que se declarou vencedor das eleições nacionais de 2024.
