Desbravando a Mantiqueira: conheça as belezas do Sul de Minas de Pouso Alto e Passa Quatro

Por

Siga no

Henderson Fagundes / Flickr

Compartilhar matéria

Dizem que lá do alto das montanhas tudo é mais bonito. Quem passa pelas estradas do Caminho Velho, no sul de Minas, vai concordar.

Os cenários das Terras Altas da Mantiqueira são desenhados por campos rupestres, picos com altitudes acima dos 2.000 metros, rios, corredeiras e cachoeiras de grande beleza. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Correndo com fartura por entre matas e montanhas, as águas acabaram por gerar o nome Mantiqueira: “serra que chora”, na língua tupi-guarani. 

São montanhas e vales, bosques de araucária onde abrigam várias espécies ameaçadas de extinção – como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e diversos tipos de macacos – e uma flora singular, com bromélias, orquídeas, o “beijinho” e o mandacaru, entre outras espécies de climas quentes e frios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E para desfrutar desse complexo ecológico, trazemos hoje um roteiro pela Estrada Real passando em Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro.

Pouso Alto

Pouso Alto reserva muitas belezas naturais a serem contempladas. Suas inúmeras cachoeiras são cercadas por sua vasta e bela mata nativa, que possui grande diversidade de flora e fauna. 

Com cerca de 2.000m de altitude, a trilha para o Pico do Rachado, que fica dentro da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio, possui uma visão privilegiada das serras e montanhas da cidade e sua região. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Itamonte

Típica cidade do interior mineiro, Itamonte possui um turismo marcado pelo seu belo acervo natural.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos símbolos da cidade, a Pedra do Picu possui 2.151 m de altitude, proporcionando além de uma incrível vista panorâmica, a prática de esportes como escalada, cavalgada, ciclismo e trekking, entre outros. 

Dono de fauna e flora diversificadas, atualmente o local é direcionado ao ecoturismo e é ideal para o repouso e meditação. 

O Brejo da Lapa possui uma linda vista da Casa de Pedra, uma belíssima cachoeira com lago, e, nele, pode-se encontrar o cenário de diversas novelas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como toda cidade do interior mineiro, possui um povo hospitaleiro e extremamente agradável. Além da deliciosa culinária típica mineira, a cidade conta ainda dois diferenciais: a truta e o pinhão.

Itanhandu

Itanhandu está encravada em um vale, onde o Rio Verde desce serpenteando pela Serra da Mantiqueira

Sua nascente encontra-se a 20 km da cidade, formando poços, corredeiras e cachoeiras de extrema beleza, onde se pode observar uma fauna rica em aves e desfrutar de momentos aprazíveis junto à natureza. 

As belezas naturais e paisagísticas do município são um atrativo a mais para o turismo esportivo e de aventura. 

O relevo, por suas altitudes que variam de 900 a 2.665m, propicia a prática de montanhismo, mountain bike, boia-cross, motociclismo, jeepismo e caminhadas pelas trilhas da região. Suas características geográficas amenizam as temperaturas e criam um microclima tipicamente serrano e muito gostoso.

Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades nas terras Itanhanduenses, percorrendo itinerários como a Serra do Condado, o Alto das Posses dentre outros caminhos ecológicos.

Passa Quatro

Fontes de água mineral brotam em vários pontos da cidade acompanhadas de belas praças arborizadas e os Casarios preservam sua beleza original em ruas de paralelepípedo. 

Passa Quatro conta ainda com uma autêntica Maria Fumaça Baldwin de 1929. Apelidada de Trem da Mantiqueira, ela percorre um trecho de 12 km ao longo da Serra homônima e proporciona uma bucólica viagem no tempo.

Um festival de picos e montanhas, entre as mais altas do país, o aguarda para trekkings, enquanto rios e cachoeiras dos mais variados tipos convidam para um mergulho nos dias quentes.

Turismo sem limites, uma viagem encantada pela Estrada Real. Baixe nosso aplicativo e descubra as belezas da Estrada Real!

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Azul anuncia 900 voos extras e 133 mil assentos adicionais em Minas para a alta temporada

Vale do Peruaçu pode se tornar o primeiro Patrimônio Natural de Minas reconhecido pela Unesco

Sabará aposta em turismo e gastronomia para impulsionar a economia local

Natureza, história e espiritualidade: conheça as atrações da única cordilheira do Brasil

Localizada em MG, única cordilheira do Brasil deve receber turistas do mundo inteiro

Últimas notícias

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025

Do palco do Hotmart FIRE 2025: verdades duras e lucrativas sobre empreender

BH tem previsão de pancadas fortes de chuva até manhã deste domingo

Corpo de Luis Fernando Verissimo é velado na Assembleia do RS

Há seis anos, programa de voluntariado transforma vidas em Minas

Torcida do Atlético faz campanha contra Pedro Caixinha

Gabigol 29 anos: Flamengo relembra trajetória vitoriosa do atleta, que se declara ao ex-clube

Dois Pedros na mira: Atlético avalia Caixinha e Martins como opções para assumir o time

BH tem noite de chuva acima da média e supera volume esperado para todo o mês de agosto