A Tríplice Fronteira é uma área de fronteira internacional que está na junção de três países – Argentina, Paraguai e Brasil, que tem como limite geográfico natural os Rios Paraná e Iguazú. As coordenadas apresentam do lado argentino a cidade de Puerto Iguazú, do lado paraguaio a Ciudaddel Este e do lado brasileiro, Foz do Iguaçu.
Foz significa “término” e Iguaçu significa “água grande”, assim sendo Foz do Iguaçu significa onde termina o rio de água grande. O município foi criado em 1914 e chamava Vila Iguaçu, passando a ser denominado Foz do Iguaçu a partir do ano de 1918. Localizada na região oeste do estado do Paraná, a cidade tem 258.248 habitantes (2020) e possui o maior conjunto de quedas d’água do mundo composto por 275 quedas d’água sendo as Cataratas do Iguaçu considerada Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO em 1986 e uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, no ano de 2012.
A distância de Belo Horizonte até Foz do Iguaçu é de aproximadamente 1540 km. Não existem voos diretos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins para o Aeroporto das Cataratas. Atualmente, a melhor opção e voo é com conexão em São Paulo, que tem duração total de viagem a partir de 3:15 horas. Fique ligado quando for comprar a sua passagem aérea porque existem voos que podem durar mais de 12 horas.
O que visitar em Foz do Iguaçu? O principal atrativo é o Parque Nacional do Iguaçu, que é Patrimônio Natural da Humanidade e uma das 7 Maravilhas da Natureza. As Cataratas do Iguaçu apresentam uma oportunidade de conhecer de perto o maior conjunto de quedas d’água do planeta. É maravilhosoooooo! O passeio começa dentro dos confortáveis ônibus que percorrem 10 km dentro do Parque Nacional para, em seguida, o visitante percorrer aproximadamente 1,4 km a pé, em uma trilha com vista panorâmica para as cataratas. Com certeza, é um cenário ideal paratirar fotos incríveis nesse percurso. O ingresso para acessar o parque custa 78 reais para quem reside no Brasilou países do Mercosul e 83 reais para os visitantes internacionais. Mais informações pelo site: cataratasdoiguacu.com.brExiste um opcional nessa visita que é o conhecido Macuco Safari,um passeio de bote pelas corredeiras do Rio Iguaçu culminando no banho de cachoeira nas Cataratas do Iguaçu. A duração média do passeio é de 2 horas e o preço sai a partir de 350 reais.
Agora vou te dar uma super dica para uma visita 2×1, ou seja, para visitar dois atrativos da cidade que estão praticamente juntos. O primeiro é a Yup Star Foz do Iguaçu, a melhor vista da felicidade. A roda gigante possui 36 cabines fechadas e climatizadas, com capacidade para até 8 passageiros/cada, que atinge 88 metros de altura em seu ponto máximo de elevação. #SeLigaNaDica: o melhor horário para chegar na YupFoz do Iguaçu é um pouquinho antes do pôr-do-sol. Vai ser inesquecível essa experiência. Ahhhh, a Yup Foz do Iguaçu tem um diferencial: você paga um ingresso e pode rodar quantas vezes quiser. Os ingressos promocionais custam 59 reais (adulto), 39 reais (criança, melhor idade e PNE) e 49 reais (morador da cidade). Mais informações no https://yupstar.com.br/rodas/foz-do-iguacu/. O segundo atrativo é o Marco das Três Fronteiras, um local que tem a famosa placa com a indicação do Brasil, Paraguai e Argentina. Além disso, o local possuio obelisco brasileiro (pintado com as cores verde e amarelo), fonte, arquitetura cenográfica, praça de alimentação,playground e o Restaurante Cabeza de Vaca. O atrativo também realiza apresentações culturais e performances com danças típicas, por isso vale a pena se informar da programação antes de visitar. É um excelente local para aproveitar o pôr-do-sol em Foz. Ingresso a partir de 48 reais. Mais informações: www.marcodastresfronteiras.com.br
Foto: Acervo Pessoal
Outro lugar bastante visitado é a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. Existem 5 tipos de passeios: Itaipu Panorâmica (ingressos a 56 reais), Itaipu Especial (ingressos a 160 reais), Itaipu Refúgio Biológico (ingressos a 40 reais), Itaipu Iluminada (ingressos a 48 reais) e Itaipu By Bike (ingressos a 50 reais). Mais informações no site: www.turismoitaipu.com.br
Foz do Iguaçu possui uma rede hoteleira diversificada composta por aproximadamente 180 estabelecimentos comerciais de hospedagem com mais de 27.000 leitos. Tem para todos os gostos e bolsos, desde resorts maravilhosos até hospedagens em hotéis econômicos e hostels. #SeLigaNaDica: O Recanto das Cataratas Thermas Resort & Convention é um dos melhores hotéis do Brasil. Recomendo fortemente a hospedagem nesse estabelecimento.
O que comer em Foz do Iguaçu? Quando o assunto é gastronomia, o destaque é para a culinária árabe, especialmente o Shawarma – sanduíche feito com pão sírio e recheio de carne ou frango. Existem muitos libaneses que são proprietários de pequenos estabelecimentos na Avenida Brasil, bem no centro da cidade. Vale a pena pedir também kibe, esfirra e kafta. Os pratos e os temperos são deliciosos e tradicionais. É uma boa pedida! Além da culinária árabe, a cidade possui muitos restaurantes italianos, japoneses e brasileiros, obviamente tendo o churrasco como carro-chefe. Os turistas comem muito bem em Foz do Iguaçu e pagam preço justo.
#SeLigaNaDica: Para comprar lembrancinhas existem lojinhas de artesanato na Avenida Brasil e também feirinhas pelo centro da cidade. A maioria dos brasileiros gostam de dar um pulinho no Paraguai para comprar eletrônicos e bebidas. #SeLigaNaDica: a melhor maneira de ir a Ciudaddel Este é contratar um transfer de uma empresa profissional com guia credenciado. Caso tenha a indicação de um motorista de confiança, você também pode contratá-lo para executar esse serviço de transporte de ida e volta. É preciso ter muito cuidado na cidade porque existem lojas que vendem produtos “duvidosos” e áreas perigosas para turistas na cidade. Outro detalhe: não pode atravessar a Ponte da Amizade com carro alugado. Além do Paraguai, existe também a possibilidade de visitar a cidade de Puerto Iguazu, que conta com um cassino, shopping com dutyfree e feira gastronômica. Os brasileiros adoram comprar vinho, alfajor e doce de leite. #SeLigaNaDica: Para atravessar a fronteira com a Argentina é preciso ter passaporte ou carteira de identidade (com emissão anterior a 10 anos), não sendo válida a CNH ou qualquer outro tipo de carteira com foto. Outro detalhe é que para dirigir um carro na Argentina é preciso tirar a Carta Verde, uma documentação específica exigida pelo governo. Ir pra lá de carro alugado, nem pensar.
Espero que você tenha gostado do nosso super roteiro por Foz do Iguaçu, a cidade brasileira da Triplíce Fronteira. Até a próxima viagem!