Ao vivo
Rock Insônia

Sob os domínios da Serra de São José: as maravilhas guardadas pelas montanhas

Por

Siga no

Daniel Cerqueira

A Serra de São José, com seus 5 mil hectares, pertence a uma Área de Proteção Ambiental que preserva uma mata típica de cerrado em sua extensão noroeste. AAPA São José foicriada em 1990, e abrange cinco municípios: Tiradentes, São João Del Rei, Santa Cruz de Minas, Prados e Coronel Xavier Chaves. Caminhar pelas suas diversas trilhas é mergulhar na História da formação destes municípios.

O local sempre foi uma referência para os exploradores na região da corrida pelo Ouro. Nessa época já se falava da sua grandiosidade e, claro, da sua beleza. Com estrutura de quartzito e paredões de rocha viva que podem ultrapassar os 100 metros, a Serra é um reduto ecológico que ocupa uma área aproximada de 15 km2 com altitude média de 1.100 metros e largura máxima de 500 metros. O verde das árvores se estende por quilômetros, se eleva junto ao solo suavemente até se encontrarem com o paredão que marca a imponente Serra de São José. Com uma altitude de varia de 1.200 a 1.300 metros, faltou pouco para ser considerada uma chapada.

Nos seus 12 quilômetros de extensão, são encontradas nascentes de riachos e uma flora e fauna riquíssimas, com destaque para as coloridas libélulas e gafanhotos que sempre cruzam o caminho dos visitantes. Acredita-se que os habitantes da cidade de Prados foram os primeiros a fazer passeio até o alto da Serra: após a caminhada, todos se reuniam para um piquenique panorâmico. Isso faz a cidade ser detentora do primeiro passeio ecológico do Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma das vistas mais bonitas talvez seja a que temos desde a cidade de Tiradentes. Da varanda do Centro Cultural Yves Alves ou do pátio da Igreja Matriz de Santo Antônio é possível ter, em um só campo de visão, a imagem das belas casas brancas de janelas coloridas do período colonial, a vasta vegetação que mistura Mata Atlântica e Cerrado, e as rochas que formam a Serra.

São várias as trilhas que podem ser realizadas e que levam aos principais mirantes, lagos e cachoeiras, entre elas a do Mangue, que tem esse nome em referência à madeira pau de mangue. Fato interessante é que todas passam pela calçada dos escravos, construída no século XVIII. Trekking, pedaladas, cavalgadas e passeios de jipe ou quadriciclo podem ser escolhidos para as diversas alternativas de conhecer a Serra. As caminhadas são as mais procuradas e podem durar entre duas e cinco horas, com níveis de dificuldade baixo e médio. As trilhas principais são: a do Mangue, a do Carteiro e a Travessia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Trilha do Mangue é a mais curta e leve: são cerca de 40 minutos do inicio da Trilha, na entrada da cidade pela Estrada Real até a cachoeira do Mangue e suas piscinas naturais. A trilha margeia a Serra de São José e conduz a um vale entre a serra e o Morro de Santa Luzia. Não é bem sinalizada, mas seguindo a trilha principal não é difícil seguir o caminho. A cachoeira do Mangue possui uma pequena queda e um bom poço para banho. Uma dica é subir pela trilha estreita ao lado do poço, para alcançar uma sequência de poços na parte superior em meio a uma paisagem bucólica.

Cachoeira do Mangue – Foto: Daniel de Freitas (Flickr)

A Trilha do Carteiro , a mais conhecida da região, vai até o topo da Serra de São José passando pela Calçada dos Escravos, onde dá para ter aquela vista maravilhosa da cidade. O sobe e desce são pelo mesmo lado da Serra e leva-se cerca de 1 hora e meia em cada percurso. Ao fim, é possível refrescar-se no Poço da Coca-Cola.

A Travessia da Serra de São José é a mais longa de todas, 12 km e cerca de 5 horas, mas junta as vantagens dos dois outros passeios e passa por vários mirantes à beira do paredão com vistas incríveis de Tiradentes e dos mares de morros de Minas. As paradas nos mirantes são ideais para descansar, lanchar e fazer fotos incríveis, mas o melhor é o refrescante banho na Cachoeira do Mangue ao fim do percurso.

Outras Trilhas:

Travessia Tiradentes x Águas Santas: A trilha passa por um antigo muro de pedras que fazia parte da estrada dos escravos perto de onde o caminho desce da Serra

Travessia Tiradentes x Santa Cruz de Minas: Variante da Trilha do Mangue. Nesta, antes de se chegar à cachoeira do Mangue, pega-se uma trilha à esquerda e chega-se ao um grande poço de água escura e às três quedas que compõem a Cachoeira dos Anjos e mais abaixo à Cachoeira do Bom Despacho.

Travessia Tiradentes x Prados: Uma variante da Trilha do Carteiro. Após a cruz que dá nome a trilha, segue-se a trilha em frente por alguns quilômetros até a cidade de Prados.

Passeios pela Serra de São José são uma forma diferente de conhecer as cidades em seu entorno. Estrada Real: Uma estrada, seu destino!

Siga no

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Cidade do Sul de Minas Gerais surge em lista de ‘destinos tendência’ no Brasil em 2025

São Miguel do Gostoso: Conheça o Paraíso de Ventos e Praias

O inverno e os Festivais de Inverno em Minas Gerais

Arraiá é Só Alegria: 4 Festas Juninas Tradicionais para Curtir em Minas Gerais!

Serra do Cipó: Beleza Natural e Aventuras Inesquecíveis

Olha a festa! Segunda edição do Minas Junina terá “Comida de Frio” como tema e eventos em todo o estado

Últimas notícias

Galo goleia no Mineirão e lidera seu grupo na Sul-Americana

Dirigentes e líderes do elenco se reúnem em momento delicado do Cruzeiro

98 Talks: Glauber Braga deve ser cassado?

Algoz do Cruzeiro, Mushuc Runa fez pré-temporada nas montanhas

Mesmo com recuo de Trump, dólar volta a subir e bolsa fecha em queda de 1,13%

Mazzi explica a importância do uso da vírgula

Minas segue na liderança da ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão no país, aponta MTE

Helicóptero cai no rio Hudson em Nova York e faz seis vítimas

Presente para todos: Carreta da Família Santa Casa comemora um ano em Santa Luzia