Professores da educação básica já podem se inscrever para a nova especialização em educação especial da UFMG. A formação, gratuita e semipresencial, é voltada para licenciados de todas as áreas e será oferecida nos polos de Araçuaí, Barroso, Congonhas, Sabará, na Grande BH, e Sete Lagoas. Ao todo, são 150 vagas – 30 por polo – com aulas previstas para começarem na segunda quinzena de agosto.
As inscrições seguem abertas até 15 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no edital. Para participar, é necessário comprovar atuação como docente na educação básica, ter acesso à internet e disponibilidade para os encontros presenciais. Não é obrigatório morar nos municípios sede dos polos, mas o deslocamento até eles é responsabilidade do aluno.
Oferecida pelo Centro Pedagógico da UFMG, com apoio da DEDD/UFMG e fomento da Capes e do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), esta é a primeira edição do curso, que terá carga horária de 360 horas e duração de dois anos.
A formação terá quatro módulos, abordando temas como educação inclusiva, desenho universal para aprendizagem, ensino colaborativo, tecnologia assistiva e apoio pedagógico. O último módulo será voltado para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os encontros presenciais serão reservados para aulas práticas, seminários, avaliações e atividades de laboratório. As datas serão definidas posteriormente. Dúvidas podem ser encaminhadas para [email protected].