Centro de vacinação itinerante vai ampliar cobertura vacinal contra febre amarela em Minas

Siga no

Estado anuncia investimentos para compra de vacinas. Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil

Compartilhar matéria

Após a confirmação do primeiro caso de morte por febre amarela em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou, nesta quarta-feira (12/2), a ampliação da vacinação contra arboviroses como dengue, zika, chikungunya, febre Oropouche, com destaque para a febre amarela, no estado.

Serão liberados R$ 210,7 milhões para a compra de vacinas, capacitação de profissionais para identificação de casos e campanhas de conscientização. Entre as principais ações para ampliação da cobertura vacinal no estado estão os centros de vacinação itinerantes, chamados vacimóveis, adaptados para funcionar com a mobilização de equipes em comunidades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a SES, o objetivo é levar a vacina para além dos postos de saúde, atuando em locais de grande circulação, como praças, rodoviárias e áreas de difícil acesso.

“Temos feito um esforço para combater as arbovirose, principalmente porque somos um estado complexo, com 853 municípios. Por isso, as administrações municipais são parceiras de vital importância. Além das ações com drones e fumaça, com esforços financeiros e de gestão, a conscientização da população por meio da vacina é fundamental”, disse o governador Romeu Zema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A SES ainda prepara ações para fortalecer a vigilância a possíveis focos dos mosquitos transmissores das doenças e análises laboratoriais de primatas mortos para identificar precocemente a circulação viral. Além disso, municípios com casos confirmados realizarão um monitoramento da cobertura vacinal e campanhas em áreas de difícil acesso.

Febre amarela

A cobertura vacinal contra a febre amarela terá reforço, após confirmação da primeira morte em Extrema, no Sul de Minas. Segundo a pasta, a vigilância foi reforçada em cidades onde há registro da circulação do vírus.

Ainda de acordo com a SES-MG, a vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente no SUS para pessoas de 9 meses de idade até os 59 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, o esquema indicado contra a doença é uma dose aos 9 meses e outra de reforço aos 4 anos. Para a pessoa que recebeu somente uma dose da vacina antes de completar 5 anos, está indicada a dose de reforço, independentemente da idade atual.

“A febre amarela já tem uma porcentagem de letalidade alta e se a pessoa não for vacinada, aumenta ainda mais a chance de óbito. Então, temos vacinas que não faltam nos postos de saúde e precisamos enfrentar essa batalha. Vamos incentivar os municípios a fazer busca ativa para que a população possa se vacinar”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Médica explica riscos de interromper uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Hospital Risoleta Neves, em BH, restringe atendimentos devido à superlotação

Em visita a Contagem, Alexandre Padilha anuncia R$ 96 milhões para cardiologia do município

SUS amplia acesso ao tratamento da endometriose com novos métodos hormonais

Prefeitura amplia número de postos para vacinação contra a dengue em BH

Instituto Mário Penna amplia atendimento e aposta na mobilização da sociedade

Últimas notícias

Minas Gerais registra alta de 10% no número de mortes nas rodovias federais em 2025

Dudu tenta novo efeito suspensivo e pode reforçar o Atlético contra o Flamengo

Advogado defende papel dos sindicatos na criação de normas após reforma trabalhista

Concorra a ingressos: show do Detonautas e do Tihuana em BH no dia 9 de agosto

Palestinos em Gaza enfrentam o ‘pior cenário da fome’, diz relatório da ONU

Herói das bolas paradas, Hulk não marca no Brasileiro com bola rolando desde setembro

América pode perder volante para o Vasco da Gama

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália após mais de um mês foragida

Parque da Gameleira entra em nova fase com gestão da Associação do Mangalarga Marchador