Hoje, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2007, pela Organização da Nações Unidas (ONU) com o objetivo de incentivar debates nas sociedades que sejam capazes de reduzir os estigmas, preconceitos e violações de direitos contra pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
O TEA é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, na comunicação e na linguagem e por uma série de interesses e atividades executadas de forma repetitivas que são únicas para cada indivíduo. Os transtornos, geralmente, manifestam-se na infância e podem persistir até a vida adulta. Terapias pensadas para cada caso são fundamentais na promoção de mais autonomia e qualidade de vida à pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A Lei 12.764/2012 determina a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA e estabelece que sejam consideradas pessoas com deficiência (PCD), para todos os efeitos legais.
Suporte em Belo Horizonte
Núcleo de Atendimento aos Transtornos de Neurodesenvolvimento
Serviço da rede SUS-BH que oferece atendimento de forma multiprofissional, com avaliação, diagnóstico e acompanhamento dos casos, tudo integrado com a rede assistencial da cidade.
Endereço: Rua Padre Marinho, 150 – Santa Efigênia
Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência a Pessoas com Deficiência
É um órgão que desenvolve políticas públicas para este público. Um dos objetivos da coordenadoria é garantir inclusão e acessos de pessoas com deficiência aos serviços públicos. Através do site é possível obter a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Endereço: Rodovia Papa João Paulo II, 4143, Edifício Minas – Cidade Administrativa – Serra Verde
Políticas públicas
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão e a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o estudante com TEA das escolas da rede municipal de ensino tem um atendimento educacional especializado que, além da elaboração de Plano de Atendimento, dialogue com as necessidades educacionais dos estudantes, orienta os docentes, visando acessibilidade do aluno ao conteúdo.
A Prefeitura de Belo Horizonte também promove a inclusão social das pessoas com deficiências através da prática de atividades físicas, culturais e do esporte. As atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, incluem natação, judô, dança, tênis de mesa, iniciação esportiva e capoeira.
No 98 Talks, desta quarta-feira (2/4), a secretária de Meio ambiente de Minas Gerais, Marília Melo foi a convidada e falou um pouco sobre alguns desafios e cuidados necessários com pessoas do espectro autista. Marília é mãe de Vitor, um menino de 14 anos, com transtorno do espectro autista (TEA). Vitor a acompanhou na entrevista e também falou sobre suas questões, gostos e anseios.