PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ministério da Saúde anuncia estratégia de vacinação contra a dengue com nova vacina do Butantan

Siga no

O Ministério da Saúde definiu as diretrizes para a aplicação da nova vacina contra a dengue, produzida no Brasil (Instituto Butantan/Divulgação)

Compartilhar matéria

O Ministério da Saúde definiu as diretrizes para a aplicação da nova vacina contra a dengue, produzida integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan. O imunizante, o primeiro de dose única do mundo, será disponibilizado exclusivamente pelo SUS a partir de 2026.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, as primeiras 1,3 milhão de doses já fabricadas serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, incluindo agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. A previsão é que esse primeiro lote seja distribuído até o fim de janeiro de 2026.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A atenção primária é a porta de entrada para os casos de dengue, por isso é fundamental proteger o mais rápido possível esses profissionais”, afirmou Padilha ao anunciar a estratégia.

Vacinação para o público geral começará pelos mais velhos

Com o aumento da produção e da disponibilidade de doses ao Ministério da Saúde, a vacinação será ampliada para a população geral. O início ocorrerá com adultos de 59 anos e, gradualmente, seguirá para faixas etárias mais jovens até chegar aos 15 anos.

A definição dos grupos prioritários levou em conta critérios técnicos e o perfil epidemiológico do país, discutidos pela Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização (CTAI).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines permitirá ampliar a escala de produção, fortalecendo a política nacional de inovação em imunobiológicos. A tecnologia do imunizante foi desenvolvida no Butantan.

Botucatu será modelo para avaliação do impacto da vacina

Parte das doses será destinada a uma estratégia especial em Botucatu (SP), que servirá como área de avaliação intensificada da efetividade da vacina. Diferentemente da estratégia nacional, a cidade iniciará a vacinação da população geral de 15 a 59 anos, faixa etária já indicada para o imunizante.

Estudos indicam que uma adesão entre 40% e 50% pode gerar grande impacto no controle da dengue. Botucatu já participou de experiência semelhante durante a pandemia de Covid-19, quando recebeu vacinação em massa.

Além da cidade paulista, outros municípios com predominância do sorotipo DENV-3 também podem integrar a iniciativa. Esse sorotipo foi um dos principais responsáveis pelo aumento de casos no país em 2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vacina é segura e apresenta alta eficácia

A nova vacina do Butantan tem eficácia de 74,7% contra dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos e 89% de proteção contra formas graves da doença. O registro foi concedido pela Anvisa em 8 de dezembro.

O SUS continuará aplicando a vacina japonesa já incorporada à rede pública, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos. Desde 2024, mais de 7,4 milhões de doses foram aplicadas nesse público. Para 2026 e 2027, o Ministério da Saúde garantiu mais 18 milhões de doses desse imunizante.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Seu filho foge do chuveiro? 5 passos para acabar com a guerra na hora do banho

Canetas emagrecedoras: vou ter que tomar para sempre? Médico explica diretrizes da OMS

Procedimento estético: veja o que vai ‘bombar’ nos consultórios em 2026

Pesquisa da UFMG aponta sintomas depressivos em 34% dos idosos de áreas urbanas

Dorme assistindo TV? Veja o que especialista diz sobre o hábito

Canetas emagrecedoras: OMS lança regras e faz alerta

Últimas notícias

Mais uma fotografia brasileira entre as 25 melhores do mundo da National Geographic

Vazam imagens do uniforme de treino do Cruzeiro para 2026

Saiba quem são os criminosos mais procurados de Minas Gerais

Quase 50% das mulheres brasileiras denunciam desrespeito

Lula visita Itabira nesta semana para inauguração de novo Centro de Radioterapia

Catraca livre, cidade presa

Acesso à internet cresce entre classes sociais, mas ainda é desigual 

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões

Hulk chega a 16 gols de falta pelo Atlético e amplia recorde no futebol mundial