PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pesquisa da UFMG busca criação de vacina terapêutica contra o câncer

Siga no

Um trabalho reconhecido com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia em 2024 busca a criação de uma vacina terapêutica contra o câncer (Thirdman/Pexels)

Compartilhar matéria

Um trabalho acadêmico reconhecido com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia em 2024 busca a criação de uma vacina terapêutica contra o câncer. Autor da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Patologia da UFMG, o farmacêutico Pedro Dias propõe a inovação no tratamento oncológico.

O pesquisador trabalha na criação da vacina que estimula o sistema imunológico a combater a doença quando ela já está instalada no organismo. Essa abordagem utiliza estruturas chamadas nanopartículas lipídicas ionizáveis, responsáveis pela entrega de ácidos nucleicos (DNA e RNA mensageiro), que, por sua vez, promovem a resposta contra as células tumorais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A tecnologia se assemelha à das vacinas desenvolvidas pela Pfizer e pela Moderna contra a Covid-19. “O RNA leva a expressão de uma proteína do vírus da covid, da proteína Spike ou de outras proteínas imunogênicas, e isso gera uma resposta imunológica contra o vírus”, afirma Dias.

‘Primeiro degrau’

Segundo o pesquisador, a abordagem se diferencia de outras vacinas terapêuticas contra o câncer graças à possibilidade de personalização do tratamento, considerando especificidades do organismo de cada pessoa. “Os pacientes podem ter marcadores diferentes, e isso pode ajudar no desenvolvimento de uma imunoterapia mais específica”, diz o pesquisador.

A vacina terapêutica foi testada em células animais. “O que fizemos foi o primeiro degrau de uma longa escada”, afirma. “Esses modelos ainda são limitados, chamados de pré-clínicos, ainda há várias etapas a serem aprimoradas”, pondera.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O trabalho foi vencedor do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2024, na categoria “jovem pesquisador”. A premiação é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com UFMG

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Seu filho foge do chuveiro? 5 passos para acabar com a guerra na hora do banho

Canetas emagrecedoras: vou ter que tomar para sempre? Médico explica diretrizes da OMS

Procedimento estético: veja o que vai ‘bombar’ nos consultórios em 2026

Pesquisa da UFMG aponta sintomas depressivos em 34% dos idosos de áreas urbanas

Dorme assistindo TV? Veja o que especialista diz sobre o hábito

Canetas emagrecedoras: OMS lança regras e faz alerta

Últimas notícias

EUA reafirmam ‘proeminência’ na América Latina em recado à China

TSE encerra Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas

Advogado é condenado por caluniar juiz em caso de quilombolas

Compra da Warner pela Netflix é a maior mudança da história de Hollywood, analisa Rodrigo James

Por unanimidade, STF condena 5 PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

Quem ganha mais no Brasil, setor público ou privado?

Mais alcance: 98 News migra para o dial 98,7 FM a partir de 10 de dezembro

Agenda BH: o que fazer no fim de semana prolongado e feriado de 8 de dezembro

VÍDEO: Policiais salvam bebê de 42 dias engasgado com leite de mamadeira em Minas