PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pesquisa da UFMG busca criação de vacina terapêutica contra o câncer

Siga no

Um trabalho reconhecido com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia em 2024 busca a criação de uma vacina terapêutica contra o câncer (Thirdman/Pexels)

Compartilhar matéria

Um trabalho acadêmico reconhecido com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia em 2024 busca a criação de uma vacina terapêutica contra o câncer. Autor da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Patologia da UFMG, o farmacêutico Pedro Dias propõe a inovação no tratamento oncológico.

O pesquisador trabalha na criação da vacina que estimula o sistema imunológico a combater a doença quando ela já está instalada no organismo. Essa abordagem utiliza estruturas chamadas nanopartículas lipídicas ionizáveis, responsáveis pela entrega de ácidos nucleicos (DNA e RNA mensageiro), que, por sua vez, promovem a resposta contra as células tumorais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A tecnologia se assemelha à das vacinas desenvolvidas pela Pfizer e pela Moderna contra a Covid-19. “O RNA leva a expressão de uma proteína do vírus da covid, da proteína Spike ou de outras proteínas imunogênicas, e isso gera uma resposta imunológica contra o vírus”, afirma Dias.

‘Primeiro degrau’

Segundo o pesquisador, a abordagem se diferencia de outras vacinas terapêuticas contra o câncer graças à possibilidade de personalização do tratamento, considerando especificidades do organismo de cada pessoa. “Os pacientes podem ter marcadores diferentes, e isso pode ajudar no desenvolvimento de uma imunoterapia mais específica”, diz o pesquisador.

A vacina terapêutica foi testada em células animais. “O que fizemos foi o primeiro degrau de uma longa escada”, afirma. “Esses modelos ainda são limitados, chamados de pré-clínicos, ainda há várias etapas a serem aprimoradas”, pondera.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O trabalho foi vencedor do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2024, na categoria “jovem pesquisador”. A premiação é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com UFMG

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Hospitais filantrópicos notificam PBH por dívida de R$ 50 milhões

Dor de cabeça e álcool: por que acontece e como evitar nas festas de fim de ano

Procedimentos esteticos no verão: o que é proibido e o que funciona

Como reduzir danos nas festas de fim de ano: um guia de saúde e bem-estar

‘Dezembrite’: entenda o que é a síndrome de cansaço e ansiedade típica do fim de ano

Refrigerantes zero açúcar podem causar mais prejuízos ao fígado, revela pesquisa

Últimas notícias

Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à PF

Em carta, Silvinei diz que tem câncer no cérebro e não pode ouvir nem falar

Estrelas da Europa, ex-Atlético e mais: os jogadores em fim de contrato em 2025

Cabem no seu time? 15 jogadores livres no mercado para 2026

Caça da FAB faz ‘blitz aérea’ em avião particular; entenda como funciona

Perry Bamonte, guitarrista do ‘The Cure’, morre aos 65 anos

América anuncia o atacante Everton Brito; Saiba mais

América renova contrato com Fernando Elizari

Michelle diz que Bolsonaro conseguiu se alimentar e já fez fisioterapia