Ao vivo
Rock Insônia

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

Siga no

Limite de reajuste máximo visa proteger consumidores - (Arquivo / Agência Brasil)

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga, nesta segunda-feira (31), a lista com o novo teto de preços dos remédios vendidos em farmácias e drogarias. A Lei nº 10.742, de 2003, que trata da regulação do setor farmacêutico, prevê o reajuste anual dos medicamentos.

Isso não significa, entretanto, que haverá aumento automático dos preços praticados, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas – fixarem o preço de cada produto colocado à venda, respeitados o teto legal estabelecido e suas estratégias diante da concorrência.

Para definição dos novos valores, o conselho de ministros da CMED leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

Em 2024, por exemplo, o reajuste anual do preço de medicamentos foi de 4,5%, equivalente ao índice de inflação do período anterior. A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Anvisa, a lei prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população. Ao mesmo tempo, o cálculo estabelecido na lei busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico devido à inflação e aos impactos nos custos de produção, possibilitando a continuidade no fornecimento de medicamentos.

Caso o consumidor encontre irregularidades, é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também é possível encaminhar denúncia diretamente à CMED, por meio de formulário disponível na página da Anvisa.

A CMED é composta pelos ministérios da Saúde, Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exerce a função de secretaria executiva, fornecendo o suporte técnico às decisões.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

SUS oferece tratamento gratuito para doença rara

SUS vai arcar com custo de um dos medicamentos mais caros do mundo

Minas Gerais confirma início da vacinação contra a gripe em 7 de abril

Minas registra 20ª morte por dengue; vítima é confirmada em Sete Lagoas

Centro de vacinação itinerante vai ampliar cobertura vacinal contra febre amarela em Minas

Últimas notícias

Galo estreia com empate sem gols na Sul-Americana

Leonardo Jardim pede apoio ao elenco após estreia com derrota na Sul-Americana

Morre Leandro Domingues, ex-meia do Cruzeiro e ídolo no Japão

Derrota e pouca criação marcam estreia do Cruzeiro na Sul-Americana

Cruzeiro sofre gol no fim e perde na estreia da Sul-Americana

1° de abril: a maior mentira já contada

Por que a minissérie da Netflix ‘Adolescência’ será exibida nas escolas britânicas?

Willian Dubgod e Miguelito são apresentados como novos reforços do América

Alerta: Defesa Civil emite aviso de pancadas de chuvas para esta quarta-feira