Como seria se cada pessoa colocasse seus talentos a serviço de uma causa social? Essa é a proposta do ‘Embaixadores do Bem’, programa de voluntariado corporativo da Anglo American que tem feito a diferença nas comunidades do entorno do empreendimento Minas-Rio, em Minas Gerais.
Voluntariado que nasce de dentro da empresa
Por meio do programa, a empresa convida profissionais a formar grupos a partir de três colegas para apadrinhar instituições ou projetos sociais com os quais se identifiquem. A atuação é feita com base nas habilidades pessoais e profissionais de cada participante, em iniciativas que se desenvolvem ao longo de até seis meses.
Para participar, as organizações sociais precisam estar formalmente registradas, assegurando a boa governança e o uso adequado dos recursos envolvidos. Desde o início do programa, mais de 600 empregados voluntários já participaram ativamente, levando projetos a localidades como Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Serro e outros municípios da área de influência do empreendimento.
Reprodução/Anglo AmericanReprodução/Anglo American
Resultados que inspiram
Entre 2019 e 2024, a Anglo American investiuR$ 5,6 milhões no Embaixadores do Bem. Foram 177 projetos realizados, 63 só em 2025, beneficiando 41 instituições.
As linhas temáticas priorizadas para 2025 incluem: meio ambiente; saúde e bem-estar; desenvolvimento da comunidade; emprego e geração de renda; educação e treinamento; esporte e turismo; e cultura.
“Iniciei minha trajetória como voluntária em 2021, durante a pandemia. Como assistente social e professora, senti o desejo de apoiar crianças e adolescentes em situação de isolamento. Já participei de nove iniciativas. Esse trabalho me fortaleceu como profissional e como pessoa. Pequenas ações geram grandes mudanças”, contou Bruna Pimenta, analista de reassentamento da Anglo American.
Reprodução/Anglo AmericanReprodução/Anglo AmericanReprodução/Anglo American
Compromisso com o território e com as pessoas
Mais do que uma ação pontual, o Embaixadores do Bem integra a estratégia de responsabilidade social da Anglo American, alinhada ao propósito global de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.
O programa fortalece parcerias com instituições que fazem sentido para o território e promove conexões genuínas entre os empregados da companhia e as comunidades anfitriãs. O objetivo é estar próximo das comunidades em que atuam, não apenas como empresa, mas como parte ativa da transformação que desejamos ver nesses territórios.
Tobias Campos, engenheiro de manutenção do mineroduto, idealizou a reutilização de uniformes para confecção de bolsinhas escolares: “O que começou com meu filho se transformou em um projeto cheio de propósito. Oficinas, ações com a APAE, e até um livro nasceram dessa vivência.”
Reprodução/Anglo American
Iniciativa global, impacto local
A atuação do programa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco em ações que promovem educação, equidade, bem-estar, economia local e proteção ambiental. Assim, o Embaixadores do Bem fortalece um dos pilares do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, baseado nos princípios ESG e centrado na construção de comunidades prósperas, mesmo após o ciclo de vida da mina.
Instituições que florescem com o apoio do programa
O Instituto Sementes do Saber, com sede em Conceição do Mato Dentro, já teve 11 projetos aprovados entre 2019 e 2025, impactando mais de 800 pessoas com ações voltadas à educação, saúde e desenvolvimento da comunidade.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O Instituto Ipês, também parceiro desde 2022, soma 9 projetos nas áreas de meio ambiente e responsabilidade social, alcançandomais de 700 pessoas.
Conversas que inspiram
Confira o episódio do podcast ‘Conversas que Inspiram’ em que Letícia Mendes, analista de comunicação na Anglo American, conduz um bate-papo sobre o poder transformador do voluntariado e seus impactos positivos.
Ao lado das convidadas Nathália Coelho, coordenadora de performance social, e Lariane Santos, assistente social e especialista em intervenção social, o episódio destaca histórias inspiradoras de voluntários que fizeram a diferença em suas comunidades.