“Meteram a mão” no Brasil? Mais uma decepção brasileira na premiação da revista francesa France Football ficou por conta de Savinho. Antes da confirmação de que Vinicius Junior não venceria o prêmio de melhor jogador do mundo, aconteceu a entrega do Prêmio Kopa, que consagra o melhor jovem sub-21 da temporada 2023/2024, e o atacante brasileiro não chegou nem ao top 3.
O ganhador da categoria foi Lamine Yamal, do Barcelona. Surpreendentemente, Savinho, ex-jogador do Galo, ficou apenas na quarta posição, atrás de Arda Güler, do Real Madrid, e de Kobbie Mainoo, do Manchester United.
O atacante brasileiro foi um dos destaques do Girona, surpresa do último Campeonato Espanhol. A equipe catalã terminou o campeonato em terceiro lugar, realizando a melhor campanha da história do clube e ficando apenas quatro pontos atrás do Barcelona, segundo colocado.
O atacante brasileiro, de 20 anos, foi finalista do prêmio de melhor jogador sub-23 da La Liga, mas Lamine Yamal, do Barcelona, foi o eleito. Savinho marcou 11 gols e deu 10 assistências em 41 jogos com a camisa do Girona na temporada 2023/2024.
A título de comparação, Mainoo e Güler não foram titulares em suas equipes e, ainda assim, ficaram à frente de Savinho.
Savinho no Galo
O atacante foi revelado pelo Atlético em 2020. Pela equipe principal, disputou 35 partidas, marcou dois gols e contribuiu com uma assistência. Savinho participou das conquistas do Campeonato Mineiro em 2020 e 2021, além das campanhas vitoriosas no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2021.
O atacante foi negociado com o Grupo City por cerca de 6,5 milhões de reais à época. Em junho, Savinho assinou com o Manchester City por aproximadamente 40 milhões de euros. O jogador pertencia ao Troyes, clube francês do Grupo City, e estava emprestado ao Girona, equipe espanhola do mesmo conglomerado dos Citizens.