A presença de mulheres no setor industrial e tecnológico ainda enfrenta desafios, mas iniciativas de fomento vêm abrindo caminhos importantes. É o caso do BRICS Women Innovation Contest 2025, que premiou a startup mineira TCX Industrial pelo seu projeto de transformação digital voltado à indústria. A empresa venceu na categoria Comércio, Serviços e Transformação Digital, no estágio de escala/estabilidade.
Para Pâmella Campos, diretora de Operação Comercial da TCX, o reconhecimento internacional mostra que o apoio às mulheres empreendedoras é fundamental para o desenvolvimento social.
“Trazer a mulher para o centro é muito importante porque elas têm uma ligação direta no impacto da economia. A gente tá dando voz, tá potencializando essas mulheres que têm total capacidade, que têm visão e querem fazer diferença na sociedade. Isso dá a elas abertura de mercado, a potenciais investimentos e, é claro, a internacionalização”.
Promovida pela Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA), em parceria com o Sebrae, a competição tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino em diferentes estágios de desenvolvimento. Para Pâmella, essas ações não só ampliam o acesso a mercados e investimentos, como também inspiram outras mulheres a acreditarem em seu potencial.
“O empoderamento é importante. A partir do momento que eu estou aqui, como uma voz feminina, falando que nós conquistamos um espaço através desse tipo de iniciativa, a gente faz com que outras escutem isso e entendam que é possível, sim, trabalhar nesse mercado”, destacou a diretora.
A TCX desbancou mais de mil projetos inscritos no concurso.