Hospital da Baleia é escolhido para campanha ‘Alerta Lilás’ em Minas

Siga no

Compartilhar matéria

O Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, foi escolhido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) como sede do lançamento oficial da Campanha Alerta Lilás no Estado. A iniciativa reforça a importância da prevenção da violência contra a mulher, com foco na escuta atenta, no acolhimento, na orientação e no fortalecimento da rede de apoio, além de ampliar o acesso a informações sobre direitos e serviços especializados.

Segundo a gerente assistencial de internação do Hospital da Baleia, Cíntia Lloyd, a escolha se deu pelo perfil da instituição — 100% dedicada ao atendimento pelo SUS, com a maioria dos pacientes e 78% do quadro de colaboradores formado por mulheres. “A informação é o que muda o cenário. Nosso papel é capacitar profissionais para identificar sinais de violência e orientar as vítimas, antes que o caso evolua para o feminicídio”, afirma.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No ambiente hospitalar, a detecção dos casos ocorre a partir de sinais físicos e comportamentais, como traumas, fraturas ou tentativas de autoextermínio. Muitas vezes, o agressor acompanha a vítima e tenta mascarar a situação. “Quando o profissional é capacitado para fazer uma escuta ativa, conseguimos perceber pedidos de ajuda que, às vezes, estão apenas no olhar”, explica Cíntia.

O protocolo adotado pelo hospital inclui isolamento da vítima em relação ao agressor, troca de leito e até alteração do registro interno para impedir que seja localizada. Em casos graves, forças policiais, Defensoria Pública e Ministério Público são acionados imediatamente. Totens com QR Codes, cartilhas e informações nos televisores internos reforçam a divulgação dos canais de denúncia e explicam os diferentes tipos de violência — física, sexual, patrimonial e psicológica.

Casos recentes atendidos pelo hospital evidenciam a gravidade do problema. Uma paciente, por exemplo, pulou do segundo andar para escapar do companheiro armado com uma faca. Outra chegou em estado gravíssimo, com todos os dentes arrancados e ferimento a bala no braço. “Essas histórias mostram que a violência contra a mulher está ao nosso lado. Precisamos falar sobre isso, para que as vítimas saibam que não têm que se submeter e que existe rede de apoio pronta para ajudá-las”, ressalta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo da campanha, segundo Cíntia, é reduzir casos de feminicídio em Minas Gerais por meio da informação e do acolhimento. “Queremos mulheres orientadas, colaboradoras e lideranças capacitadas e, principalmente, que as vítimas conheçam seus direitos e saibam como agir diante de uma situação de violência. Informação salva vidas”, conclui.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Com inovação e tecnologia, mineração trilha caminho de desenvolvimento empresarial e social

Três Corações celebra os 85 anos de Pelé com programação especial

Homem é preso em Juiz de Fora por produzir cachaça clandestina

Contra privatização, servidores da Copasa declaram greve por tempo indeterminado

98News no Minas Trend: bastidores, tendências e negócios que movem a moda mineira

Semana Internacional do Café: Belo Horizonte recebe principal encontro de cafés do Brasil em novembro

Últimas notícias

Fora desde julho, Patrick volta a treinar com elenco do Atlético

Lateral destaque das categorias de base assina seu primeiro contrato profissional com o Cruzeiro

Tá difícil respirar: estudo da UFMG alerta para níveis de poluição acima do recomendado pela OMS

Cruzeiro enfrenta Palmeiras sem meio-campista, suspenso pelo STJD

Sinisterra treina integralmente no Cruzeiro e pode retornar contra o Palmeiras

Inter Miami anuncia renovação com Messi até 2028

Locais de prova do Enem 2025 são divulgados; saiba como consultar

Trend Connection 2025: Sebrae promove evento sobre empreendedorismo e inovação no mundo da moda em BH

Lateral do América inicia processo de transição para a preparação física; Saiba mais