Presidente da Confederação projeta crescimento e reforça representatividade do mutualismo no Brasil

Siga no

A proteção patrimonial mutualista foi tema de um encontro que acontece nesta sexta-feira (15/08), no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução).

Compartilhar matéria

O presidente da Confederação Brasileira da Proteção Patrimonial Mutualista, Kléber Vitor, destacou nesta sexta-feira (15/8), em evento realizado no Rio de Janeiro, que a lei complementar e o processo regulatório são essenciais para proteger o consumidor e impulsionar o crescimento do setor. Segundo ele, o selo previsto na legislação cria oportunidades econômicas relevantes e, com um mercado atual estimado em R$ 12 milhões de reais e 8 milhões de veículos, a expectativa é que o faturamento do segmento dobre em até três anos. Kléber ressaltou que mais de 2 mil associações já se apresentaram para se adequar às novas regras e que o prazo de adesão encerrou em 15 de julho, marcando um momento de consolidação para o setor.

Ele também enfatizou a surpresa com o número de associações existentes, que era subestimado, e afirmou que há grande potencial para ampliar a base de associados. Para o dirigente, a união por meio de confederações e federações fortalece o segmento e garante representatividade perante órgãos reguladores, o Judiciário e a sociedade, fator considerado vital para enfrentar desafios futuros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira a fala do presidente:

Evento destaca a Proteção Patrimonial Mutualista

A proteção patrimonial mutualista foi tema de um encontro que acontece nesta sexta-feira (15/08), no Rio de Janeiro. Batizado de “O novo sistema de Proteção Patrimonial Mutualista e seus desafios legais e regulatórios”, o evento é organizado pela Confederação Nacional de Proteção Patrimonial Mutualista e contece no Hotel Fairmont Rio, em Copacabana. Entre os presentes, representantes do Judiciário, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de associações, federações e confederações do segmento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Participam do encontro o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, o ministro do Superior Tribunal de Justila, João Otávio Noronha, o Diretor da Susep, Airton Renato de Almeida Filho e o presidente da Confederação Nacional de Mútuas do Brasil, Kleber Vitor.

Em entrevista à 98 FM, o ministro Luiz Fux destacou a relevância de eventos que reúnem diferentes segmentos, como a Associação de Proteção Patrimonial Mutualista, por fornecerem ao Judiciário informações e conhecimentos específicos que ajudam na tomada de decisões. Segundo ele, compreender as peculiaridades desse setor é essencial, especialmente por se tratar de uma área nova, que exige decisões judiciais estáveis diante das recentes regulamentações. Fux ressaltou que a uniformidade e a coerência no entendimento das normas são fundamentais para garantir segurança jurídica e orientar corretamente o comportamento das associações.

A diretora jurídica da Confederação Nacional da Proteção Mutualista, Fabiana Santana, destacou que o principal desafio jurídico após a regulamentação da lei de consulta pública é garantir que o Judiciário compreenda a diferença entre proteção patrimonial mutualista e seguro. Ela explicou que, historicamente, a jurisprudência aplicou o mesmo entendimento dos contratos de seguro às relações mutualistas, mas a nova normativa reforça que se tratam de sistemas distintos, pautados pela autonomia da vontade. Para ela, será necessário conscientizar advogados, magistrados e demais operadores do direito para que essa separação seja respeitada, evitando interpretações que prejudiquem o setor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Hytalo Santos: juiz diz que não há dúvidas de crime de tráfico de pessoas

Justiça rejeita denúncia de corrupção passiva contra Kalil por falta de provas

Nunes vota por absolvição, mas maioria do STF condena Carla Zambelli

STF marca para 2 de setembro julgamento de Bolsonaro na suposta trama golpista

Desemprego cai em 18 estados no segundo trimestre

Influenciador Hytalo Santos é preso em SP por suspeita de exploração de menores

Últimas notícias

Atlético apresenta sua nova camisa 3; Galo é destaque

Mútuas em pauta: proteção patrimonial mutualista é tema de encontro no Rio de Janeiro

Volume de Serviços em Minas Gerais retrai 1,2% em junho

Minas Gerais inicia segundo semestre com mais de 69 mil empresas abertas

Caixa libera último lote do abono salarial

Com gol decisivo sobre o Godoy Cruz, Hulk quebra novos recordes de artilharia pelo Atlético

Trump e Putin se encontram pessoalmente pela primeira vez desde 2018 nesta sexta-feira

Cuca afirma que árbitro de Atlético x Godoy Cruz ‘não teve pulso’ e ‘foi conivente’ com cera

Com assistência na estreia, Reinier afirma estar ‘solto e confiante’ para sequência no Atlético