Siga no

pequenos negócios

Compartilhar matéria

A atividade econômica dos micro e pequenos negócios em Minas Gerais subiu 2,1% em maio, o terceiro mês consecutivo de alta. O resultado foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços e pela resiliência do consumo das famílias.

Para entender o que está por trás desses números, a 98 News conversou com Bárbara Castro, analista e economista do Sebrae Minas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos falando de empreendimentos que representam 99% dos estabelecimentos formais no estado”, explicou. “Eles respondem por mais de 50% dos empregos com carteira assinada e quase 43% da massa salarial. São o motor da nossa economia.”

Bárbara destacou que, mesmo em um cenário de instabilidade econômica, os pequenos negócios têm conseguido manter um desempenho positivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“São empresas com grande capacidade de adaptação. Por isso, continuam crescendo, mesmo diante da inflação e da taxa de juros elevadas.”

Segundo os dados do Caged, 85% das vagas de trabalho criadas em Minas em maio foram geradas por micro e pequenas empresas. A analista aponta que o setor de serviços tem puxado esse crescimento: “O setor de serviços tem um peso importante no PIB de Minas. E, apesar da inflação ainda ser um desafio, o consumo das famílias tem resistido. Isso beneficia diretamente os pequenos negócios.”

Outros setores também têm mostrado força. Bárbara destaca o bom momento do agronegócio, com projeções positivas de safra, e sinais de recuperação da indústria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O agro tem sustentado o PIB e o comércio segue com desempenho favorável. Há uma expectativa positiva, mas tudo depende da confiança do consumidor e do empresário nos próximos meses.”

Sobre o cenário macroeconômico, ela vê com otimismo moderado: “A inflação dá sinais de desaceleração. O boletim Focus reduziu pela sexta vez seguida a projeção para o ano, e a estimativa do PIB voltou a subir. Isso ajuda a manter o ambiente de negócios aquecido.”

A analista lembra ainda que a taxa Selic segue alta, mas uma eventual queda nos juros nos próximos meses pode destravar o crédito para famílias e empresas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para quem quer empreender ou já tem um negócio, o Sebrae oferece apoio com soluções práticas e personalizadas: “Temos iniciativas voltadas para quem já empreende ou quer começar. Atuamos com estratégias de marketing, gestão financeira, planejamento. Ajudamos quem está em dificuldade ou quer aproveitar uma nova oportunidade.”

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Fiemg entrega a Lula novas propostas contra impactos do tarifaço dos EUA

Hotmart FIRE: Belo Horizonte recebe um dos maiores eventos de empreendedorismo digital da América Latina

O que o nariz de um rei tem a ver com o gol de futebol

LinkedIn, Insta, TikTok: cada rede fala diferente

Como usar a restituição do IR de forma inteligente

EAD funciona? A resposta é mais complexa do que parece

Últimas notícias

Com gol de Matheus Pereira em cobrança de falta, Cruzeiro vence o São Paulo no Mineirão

Alvo do Cruzeiro, equatoriano Keny Arroyo faz post enigmático e anima torcida celeste

Em boa fase, Fabrício Bruno tem contrato renovado com o Cruzeiro até 2030

Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para 7 de setembro e julgamento de Bolsonaro

Praça do Papa é reaberta parcialmente neste sábado após um ano e meio de obras

Cruzeiro paga R$ 10 milhões em multa pela contratação de Kauã Moraes, do Athletico PR

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025

Do palco do Hotmart FIRE 2025: verdades duras e lucrativas sobre empreender

BH tem previsão de pancadas fortes de chuva até manhã deste domingo