O Procon-MG reforça as orientações para que os consumidores se protejam do telemarketing abusivo. Plataformas como o Sistema de Bloqueio de Telemarketing do órgão e o “Não me Perturbe”, da Anatel, são serviços criados com o intuito de bloquear chamadas indesejadas.
Em entrevista ao Deadline desta terça-feira (12/8), o assessor jurídico do Procon-MG, Fernando Lucas de Almeida Pereira, detalhou como driblar essas situações e explicou a diferença prática das duas plataformas.
“O sistema de bloqueio de telemarketing do Procon MG, aqui de Minas Gerais, pode auxiliar os consumidores no bloqueio dessas ligações. Caso as empresas realizem ligações indevidas, descumprindo o sistema de bloqueio de telemarketing, o consumidor deve nos encaminhar a denúncia. Em relação ao ‘Não me Pertube’, é uma plataforma da Anatel, que trabalha com serviços somente de finanças e aqueles regulamentados pela Anatel, que é o de telefonia fixa, telefonia de celular, o da internet, o de TV por assinatura…Então ela não abrange os outros tipos de serviço igual o sistema de bloqueio de telemarketing do Procon MG”, disse o assessor.