‘Minha Rua é um Pomar’: projeto transforma sementes descartadas em árvores frutíferas em BH e região

Siga no

A parceria já resultou na produção de centenas de mudas que foram plantadas em Belo Horizonte, Santa Luzia e outras cidades (Foto: Instagram/ Minha Rua é um Pomar/ Divulgação).

Compartilhar matéria

Enquanto o Brasil desperdiça milhões de toneladas de alimentos por ano, iniciativas locais mostram que é possível mudar essa realidade com gestos simples. Em Belo Horizonte, o restaurante Pop Kid, localizado no hipercentro da capital, doa há seis anos todas as sementes de abacate utilizadas em suas saladas para o projeto Minha Rua é um Pomar. A ação, que começou com uma conversa entre cliente e comerciante, já ajudou a transformar diversos espaços urbanos em áreas de cultivo de árvores frutíferas.

“A ideia surgiu da vontade de ver árvores frutíferas em locais públicos, como praças, escolas e calçadas. Um dia, conversamos com o Leandro, do Pop Kid, e ele abraçou a proposta de imediato”, contou Norma Diniz, idealizadora do projeto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A parceria já resultou na produção de centenas de mudas que foram plantadas em Belo Horizonte, Santa Luzia e outras cidades. Além das sementes do restaurante, o projeto também recebe contribuições de alunos das escolas onde realiza palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Leandro Câmara, proprietário do Pop Kid, destaca a simplicidade da iniciativa. “É algo fácil de operacionalizar. Já íamos descartar as sementes, agora elas ganham um novo destino. A equipe comprou a ideia e se sente parte disso”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O empresário também relatou que a ação despertou o interesse por outras iniciativas sociais e ambientais, como eventos em lares de idosos e campanhas com postais de afeto para os clientes. “São gestos pequenos que geram um impacto muito positivo”, completou.

O projeto, que funciona de forma voluntária e com recursos próprios, depende do comprometimento das instituições e pessoas que recebem as mudas.

“A gente pede para que cuidem, porque não temos estrutura para fazer manutenção contínua. Mas a resposta tem sido boa, com vídeos e atualizações sobre o crescimento das árvores”, explicou Norma. Interessados em participar podem entrar em contato pelo Instagram do projeto, informando o espaço disponível para plantio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além de colaborar com o meio ambiente, a ação fortalece o vínculo entre empresas e a cidade. “Acho que o empresário precisa ter essa relação com o lugar onde está inserido. Não é só abrir e fechar a porta do negócio. É contribuir para uma sociedade melhor”, afirmou Leandro.

Ele avalia que o centro de BH, apesar dos desafios, tem vivido um processo de revitalização. “Hoje, eu daria nota 7 para o centro, com boas perspectivas. A vida cultural e gastronômica está voltando, e projetos como o dos luminosos devem aumentar a sensação de segurança e o fluxo de pessoas.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Sebrae: 60% dos pequenos negócios em Minas planejam investir em digitalização

Se condenado, Bolsonaro vai direto para a prisão? Veja o que diz a lei

Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, aos 76 anos

Por que a Terra gira mais rápido nesta terça-feira?

Governo confirma casos de sarampo no Tocantins

Nos EUA, Trump fala em retaliar adversários e cita ‘líder da gangue’ Obama

Últimas notícias

Rony processa Atlético por atrasos salariais e pede para deixar o clube

Cruzeiro tem 93,5% de chance de voltar à Libertadores e é favorito ao título do Brasileirão

Festival de Inverno de Nova Lima aposta em experiências ao ar livre e espera 10 mil pessoas no fim de semana

Fábio Gomes rescinde com o Atlético e assina com time do México

Qual a lógica por trás dos números das linhas de ônibus em BH?

Atlético confirma nova lesão de Arana; Cuello é liberado pelo DM

Hugo Motta proíbe comissões da Câmara de fazerem homenagem a Bolsonaro

MGC-356 é interditada parcialmente, no Belvedere, para obras de mobilidade

Após pressão de Trump, Coca-Cola anuncia versão do refrigerante com cana-de-açúcar nos EUA