Seminário de gestores da agropecuária discute políticas públicas

Siga no

Compartilhar matéria

Na próxima terça-feira (5/8), Belo Horizonte recebe a segunda edição do Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, reunindo prefeitos, secretários municipais e servidores do setor para debater o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao agronegócio em Minas Gerais.

O evento terá abertura com palestra do secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, que apresentará dados sobre o PIB do setor e os avanços dos últimos anos. Entre os temas da programação, destaque para a agricultura irrigada sustentável e a regularização fundiária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista a 98 News, o engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Rodrigo Fernandes, destacou que o objetivo central é aproximar as políticas públicas da realidade municipal: “Ninguém mora no Estado ou na União, é no município que a vida acontece. Queremos que as ações cheguem a quem realmente precisa”.

Segundo ele, Minas irriga apenas 15% de sua área agricultável, mas tem potencial para ultrapassar 40%. “Isso significa aumentar a produtividade sem avançar sobre novas terras, garantindo segurança hídrica, alimentar e desenvolvimento sustentável”, afirmou. A meta é ampliar o alcance do programa Irriga Minas e entregar mais de 20 mil kits de irrigação por gotejamento para agricultores familiares, voltados à produção de legumes e verduras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro destaque será a regularização fundiária, com a entrega de mais de 12 mil títulos de propriedade. “Assim como o sonho da casa própria, ter a terra regularizada permite acessar crédito e mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, explicou.

O seminário também reforçará a integração entre agricultura e meio ambiente. “Não existe dicotomia, andam de mãos dadas. O produtor rural é o protagonista e sabe que depende dos recursos naturais para sustentar sua família”, disse Rodrigo. Além dos kits de irrigação, serão apresentados programas como kits para feiras livres, apicultura e patrulhas mecanizadas, todos com foco no fortalecimento da produção e geração de renda no campo.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Cesta básica tem quarta queda seguida em Belo Horizonte, mas custo segue alto

Bistrô Birosca deixa o Santa Tereza após 13 anos e anuncia novo endereço em BH

PBH está com inscrições abertas para cursos gratuitos de gastronomia

Licenciamento ambiental: o que muda com o novo marco legal

Como dizer “não” sem se queimar no ambiente corporativo

O perigo do corporativês: quando falar difícil afasta em vez de aproximar

Últimas notícias

Vice-presidente da Câmara diz que pautará anistia se Hugo Motta sair do país

América anuncia Paulo Assis como novo diretor executivo de futebol

Oposição ocupa plenários do Congresso em protesto por anistia e impeachment de Moraes

Tarifaço de Trump pode tirar R$ 110 bilhões da economia brasileira, aponta estudo da FIEMG

“Tax Note”; brasileiro explica ‘novela’ do tarifaço ao estilo do anime Death Note

EUA criam caução de até R$ 82 mil para vistos de turismo e negócios; Brasil fica fora da lista inicial

Alckmin afirma que tarifaço imposto por Trump é ‘totalmente injustificável’

Neste Dia dos Pais, surpreenda com os sabores da Pastelaria Marília de Dirceu; encomende online ou visite a loja

Parada cardíaca provocou morte de Ozzy Osbourne, revela atestado de óbito