A Vale anunciou a eliminação da décima oitava estrutura de barragem a montante em seu processo de descaracterização. As barragens a montante são historicamente consideradas de maior risco, pois utilizam o próprio rejeito como material do seu alteamento.
Esse modelo, amplamente usado no Brasil até os anos 2010, se tornou símbolo da insegurança após os rompimentos em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, que deixaram centenas de vítimas e enormes impactos ao meio ambiente. Desde então, a Vale assumiu o compromisso de eliminar todas as estruturas desse tipo. O plano de descaracterização envolve engenharia complexa, grandes investimentos e acompanhamento constante dos órgãos reguladores.
Ao anunciar a eliminação da 18ª barragem, a empresa reforça o compromisso com uma mineração mais segura. Apesar dos avanços, o desafio ainda é significativo. Existem outras barragens em processo. Até a conclusão total, a atenção deve permanecer voltada para a transparência, a fiscalização e o diálogo com a sociedade.