PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alckmin: decisão judicial dos EUA foi importante ao Brasil e pode aumentar parceria comercial

Siga no

(Foto: Júlio César Silva/MDIC).

Compartilhar matéria

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira, 20, que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que invalidou as tarifas impostas pelo país foi muito importante para o Brasil. A decisão derruba a taxação global imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês).

“A decisão da Suprema Corte (dos EUA) foi muito importante e muito importante para o Brasil, porque os Estados Unidos é o terceiro maior comprador do nosso País e é o primeiro maior comprador de manufaturados, de produtos de valor agregado mais alto. E, com isso, a gente pode aumentar bastante agora a parceria comercial com os Estados Unidos”, disse Alckmin em declaração a jornalistas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ele lembrou que já estava havendo uma redução do tarifaço “fruto das conversas do presidente Lula com o presidente Trump e da participação da iniciativa privada”. Em novembro do ano passado, o governo norte-americano anunciou uma lista de produtos brasileiros excetuados ao tarifaço, mas 20% das exportações brasileiras ao mercado norte-americano ainda permaneciam sujeitas à alíquota. “O tarifaço (10% mais 40%), que estava onerando 37% da exportação brasileira para os Estados Unidos, foi reduzido para 35%, 33%, caiu para 22%, mas nós ainda tínhamos 22% da exportação moderada com o tarifaço, então isso abre uma oportunidade ótima para maior complementaridade econômica, ganha-ganha, investimentos recíprocos”, sustentou.

Alckmin ainda disse que a negociação e o diálogo continuam. “E acho que abriu uma avenida ainda maior para a gente poder ter aí um comércio exterior mais pujante, o que significa emprego e renda. O comércio exterior é fundamental para o crescimento da economia”, prosseguiu.

O vice-presidente Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, está na presidência interina durante viagem internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia e à Coreia do Sul, onde ficará até a próxima terça-feira, 24.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Avanço em temas não tarifários

Alckmin afirmou que o Brasil pode seguir avançando com os Estados Unidos em temas não tarifários, após a decisão da Suprema Corte norte-americana. “Primeiro, o presidente Lula sempre defendeu o diálogo e a negociação, isso continua, isso continua, isso não muda o roteiro, vamos avançar ainda mais, inclusive com outros temas não tarifários, a gente pode também avançar. E temos que aguardar os desdobramentos, o Brasil acompanhará os desdobramentos de tudo isso”, disse a jornalistas

Ele destacou que o Brasil tem tarifa baixa, média de 2,7%, e os Estados Unidos são superavitários com o Brasil.

Entre os outros temas que poderão ser tratados com os EUA, Alckmin citou o Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center, o ReData, que está na pauta da Câmara dos Deputados na próxima semana. “Inúmeras empresas americanas interessadas em investir em data center no Brasil”, exemplificou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E prosseguiu: “Você tem minerais estratégicos e terras raras, que é um tema relevante. Enfim, você tem um conjunto de questões, eu me lembro que em uma das conversas com o secretário de Comércio, Howard Lutnick, e o embaixador Jamieson Greer, do USPR (o Escritório Comercial dos Estados Unidos), eles tinham falado do etanol, da dificuldade ele conseguiu certificar do Renova Bio (Política Nacional de Biocombustíveis), nós resolvemos isso. Então, você pode ter outras questões tarifárias que a gente possa avançar.”

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Vorcaro confirma que não irá depor na CPMI do INSS

PGR se manifesta contra novo pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro

Trump diz que tarifa global de 10% entra em vigor em 3 dias e deve valer por 5 meses

EUA: Trump anuncia tarifa global de 10% após revés na Suprema Corte

Cleitinho critica possível filiação do goleiro Bruno a partido político

Decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas coloca em xeque US$ 133 bi já arrecadados

Últimas notícias

Lagum faz ensaio aberto em lançamento de álbum; concorra a ingressos

Anvisa apreende lotes falsos de Mounjaro e proíbe ‘chip da beleza’ com Nesterone

FMF define árbitro para Atlético x América, neste domingo (22/2)

Cruzeiro x Pouso Alegre: saiba onde assistir primeiro jogo da semifinal do Mineiro

Dave Grohl fala pela 1ª vez sobre demissão do baterista Josh Freese do Foo Fighters

Hospital do Ipsemg abre 24 leitos e projeta 460 vagas até junho

Clínicas alegam prejuízo após novo teto para exames da CNH

Pacheco 2026. A candidatura que já existe, antes de existir

Cruzeiro terá ataque praticamente reserva contra o Pouso Alegre; veja a provável escalação