Belo Horizonte entra na reta final de preparação para o Carnaval 2026, que começa oficialmente na próxima semana e deve provocar mudanças importantes no trânsito e no transporte público. As orientações foram detalhadas nesta quinta-feira (5/2) durante reunião na CDL-BH, com participação do superintendente de operações da BHTrans, Márcio Pacheco, e do gerente de operações da Sumob, Flávio Mansur.
De acordo com Márcio Pacheco, a cidade terá mais de 600 cortejos de blocos, o que exige um esquema especial de trânsito. “A BHTrans vai adotar restrições em sete áreas consideradas críticas, chamadas de “bolsões” que são: Hipercentro, Savassi, Avenida Brasil, Floresta, Santa Tereza, Barro Preto e Pampulha”, explicou
O superintendente informou que, no Hipercentro e na Savassi, as restrições serão 24 horas por dia durante o período de carnaval. Já nas demais áreas, os bloqueios serão feitos de forma temporária, com liberação conforme o deslocamento dos blocos.
“À medida que os blocos fazem o desfile, a gente vai abrir essas áreas”, afirmou.
Pontos de ônibus e táxi
O gerente de operações da Sumob, Flávio Mansur, explicou que as interdições exigirão desvios nos itinerários das linhas de ônibus, além de alterações nos pontos de embarque e desembarque. “Foram criados novos pontos de embarque e desembarque, garantindo a acessibilidade e a mobilidade não apenas daquelas pessoas que estão diretamente envolvidas no carnaval”, disse.
Flávio Mansur afirmou ainda que o mesmo processo será aplicado aos táxis, com desativação e criação de novos pontos em regiões afetadas pelos bloqueios.
A Sumob também prevê reforço na oferta de ônibus, com aumento de viagens em linhas com maior demanda durante o carnaval. “Pegamos as experiências dos anos anteriores e fazemos ajustes pontuais… aumentando a oferta e a disponibilidade do transporte coletivo”, afirmou.
Márcio Pacheco reforçou que a principal orientação para moradores e foliões é priorizar o transporte coletivo. Ele destacou que o aumento no fluxo de pessoas compromete naturalmente a circulação de veículos.
“Belo Horizonte é uma cidade que tem 2 milhões de habitantes e a perspectiva de chegar 1 milhão de pessoas a mais aqui. Então, por si só, a mobilidade fica comprometida”, disse.
Ele também orientou o público a acompanhar as interdições em tempo real por aplicativos de trânsito e navegação. “Consulte os aplicativos… porque essas informações vão estar em tempo real”, destacou.
Informações sobre o trânsito durante o Carnaval
Segundo a Sumob, todas as informações sobre o trânsito durante a festa estarão no site da Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, haverá comunicação direta nos pontos de ônibus. “Todos os pontos de embarque e desembarque terão banners afixados informando o usuário”, explicou Flávio.
