O Carnaval em Minas Gerais tem registrado aumento expressivo no fluxo de turistas, com reflexos diretos na ocupação hoteleira e na movimentação econômica em Belo Horizonte e no interior do estado. Segundo a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, a expectativa é de recorde no número de visitantes neste ano.
“Com certeza é recorde absoluto o carnaval desse ano”, afirmou em entrevista ao Central da Folia, neste sábado (14/2). Um dos indicadores citados pela secretária é o crescimento no número de voos para a capital mineira durante o período carnavalesco.
“Com 20% a mais de voos chegando em Belo Horizonte, a gente tem que garantir que essa estrutura funcione pra todo mundo”, disse.
Entre os destinos mais procurados do estado, Diamantina já alcançou 100% de ocupação hoteleira, de acordo com Bárbara Botega. A cidade histórica é uma das mais tradicionais no Carnaval mineiro e tem atraído turistas pela combinação entre festa e turismo cultural.
“Em Diamantina, a gente consegue em poucos minutos sair de uma folhinha intensa e chegar no momento de descanso”, afirmou.
Além de Diamantina, a secretária citou aumento da ocupação em hotéis de cidades como São João del-Rei e também em regiões turísticas como Furnas, que recebem turistas durante o feriado prolongado. Segundo ela, o movimento tem sido impulsionado por um ticket médio mais alto nas diárias, indicando maior demanda e antecipação nas reservas.
De acordo com Bárbara Botega, o Governo de Minas tem promovido o turismo também fora da capital. Ela afirmou que o estado conta com mais de 450 cidades inseridas no conceito do chamado “Carnaval da Liberdade”, que reúne municípios com programação cultural e turística durante o feriado.
