Os ventos começam a soprar a favor de quem movimenta o mercado imobiliário em Minas. Foi aprovado na Assembleia Legislativa um projeto de lei que reduz parte dos aumentos abusivos nas taxas cartoriais, que desde março vinham assustando compradores, vendedores e profissionais do setor.
Agora, o texto aguarda apenas a sanção do governador Zema para entrar em vigor. O projeto corrige distorções causadas por uma lei anterior, que chegou a elevar os custos de cartório em até 900% para imóveis de maior valor.
A proposta aprovada reduz o valor adicional cobrado acima de 3 milhões de reais, diminui o número de faixas de cobrança e ainda concede desconto de 50% para produtores rurais e agroindústrias integradas.
É uma resposta concreta às críticas que o mercado vinha fazendo, fortalecidas pelas entidades que representam o setor, e que agora comemoram a conquista. Reconhecem, também, que a medida é um passo importante para tornar as transações mais acessíveis e sustentáveis.
Mais do que reduzir custos, essa revisão das taxas devolve fôlego a um setor que gera empregos, movimenta a economia e realiza sonhos.
Que venha a sanção, governador. Estamos aguardando.