Siga no

Prefeitos de BH e de Lima durante a assinatura do acordo de cooperação técnica (PBH/Divulgação)

Prefeitos de BH e de Lima durante a assinatura do acordo de cooperação técnica (PBH/Divulgação)

Compartilhar matéria

Nós temos duas cidades trocando ideias para cuidar melhor das pessoas. Belo Horizonte assinou recentemente um acordo de cooperação técnica com a cidade de Lima, capital do Peru. Pode parecer distante, mas isso tem tudo a ver com a vida nas cidades.

Lima é uma grande metrópole, com mais de 10 milhões de habitantes, mas também com grandes desafios: redução da pobreza, da desigualdade e inúmeras deficiências na infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade. Mas a cidade tem feito um trabalho relevante para transformar áreas degradadas em lugares melhores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um bom exemplo é o programa Limeños del Bicentenario, que já recuperou mais de 15 mil metros quadrados de ruas e calçadas — verdadeiros vazios urbanos, áreas subaproveitadas e espaços que antes serviam como estacionamento ou estavam abandonados, e que atualmente se transformaram em praças, feiras, áreas verdes e espaços de convívio entre a população e a comunidade.

Tudo isso com pouco dinheiro, usando pneus, paletes, materiais reciclados e doações de empresas, moradores e, naturalmente, com um forte apoio do poder público. São ações rápidas e experimentais, também chamadas de urbanismo tático. E o mais importante: com a participação ativa e o engajamento da população, tanto na fase de projeto quanto na fase de instalação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Existem outros exemplos, como uma garagem que virou um espaço de convivência com árvores e brinquedos. E o resultado? Uma rua que antes era evitada hoje é um ponto de encontro, de convivência e de fortalecimento da vida em comunidade.

Lima também está investindo pesado em mobilidade ativa, com mais de 300 km de ciclovias e um projeto ousado para o seu plano 2021–2040.

Em comparação, Belo Horizonte tem hoje cerca de 100 km de ciclovias, mas iniciou recentemente um amplo programa de investimentos e transformações em centralidades e bairros — inclusive com recursos obtidos por meio de instrumentos urbanísticos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra prioridade de Lima é combater as ilhas de calor. Por isso, o plano da capital peruana prevê mais de 60 projetos de infraestrutura verde, conectando parques, encostas e rios. Já Belo Horizonte acaba de publicar o seu Plano de Arborização Urbana e iniciou recentemente a implantação de diversas soluções baseadas na natureza — como, por exemplo, jardins de chuva, jardins drenantes e os chamados refúgios climáticos.

Temos também, aqui na Região Metropolitana, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, que dialoga com o plano metropolitano de Lima e compartilha a mesma perspectiva: cidades compactas, caminháveis, com áreas verdes, foco em moradia perto do trabalho, resiliência e sustentabilidade.

Lima vem conseguindo testar essas ideias na prática, com pequenas obras feitas inclusive com o apoio das próprias comunidades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Afinal de contas, cuidar da cidade é cuidar das pessoas. E a cidade boa se faz com essa troca, escuta, colaboração e muita ação.

Compartilhar matéria

Siga no

Sérgio Myssior

Diretor do Grupo MYR e professor da Fundação Dom Cabral. Arquiteto e urbanista, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG. Fundador e presidente do Instituto Bem Ambiental (IBAM), integra o Conselho Editorial da Revista Ecológico. Foi conselheiro do CAU/MG, do Conselho de Meio Ambiente, vice-presidente do IAB/MG e presidente do Gemarq/Asbea MG. Atuou por 9 anos como comentarista na rádio CBN nos programas "Mais BH" e "A BH que queremos".

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Belo Horizonte recebe o primeiro cinerário do Brasil

Mulheres transformam a cafeicultura em Minas Gerais com protagonismo, inovação e resistência

Mineração em risco: tarifa de Trump pode travar investimentos no Brasil

Se explicar demais enfraquece sua liderança

O preço de ser você mesmo

Habilidades incomuns ganham espaço no mercado de trabalho

Últimas notícias

Espetáculo celeste! Chuvas de meteoros vão iluminar céu do Brasil nesta semana

Lula sanciona lei que pretende devolver impostos a pequenos exportadores

Alerta de frio em BH! Temperaturas podem chegar a 10 °C nos próximos dias

Febre do morango do amor faz o preço da fruta subir 9% em Belo Horizonte 

CNH sem autoescola? Governo estuda acabar com exigência de aulas para carteira de habilitação

Trump disse que não quer conversar agora, não adianta Lula buscar diálogo, diz Gleisi Hoffmann

Operação investiga emendas parlamentares e desvio de R$ 15 milhões

Justiça manda Deltan pagar R$ 135 mil a Lula por caso do PowerPoint

PROMO RELÂMPAGO: Concorra a um par de ingressos para Cruzeiro x CRB