PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

CNH sem autoescola? Governo estuda acabar com exigência de aulas para carteira de habilitação

Siga no

Congresso derrubou veto presidencial e ampliou exigência; confira o que muda para quem vai tirar a primeira habilitação (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou em entrevista a um podcast do jornal Folha de S. Paulo que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende reduzir burocracias para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre elas acabar com a obrigatoriedade do candidato passar por autoescola.

“É caro, trabalhoso e demorado (tirar a licença de motorista no Brasil hoje). São coisas que impedem as pessoas de ter carteira de habilitação, por isso estamos defendendo, no Ministério dos Transportes, um projeto transformador para baratear a carteira de motorista à luz da experiência internacional. Há muitos países em que é muito mais barato do que no Brasil. Facilitaria muito a vida do cidadão, do jovem que quer ter a carteira para buscar o primeiro emprego”, afirmou o ministro à Folha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Renan Filho, atualmente o custo para emissão da carteira de motorista é entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, valor próximo ao preço de uma motocicleta usada.

Esse custo, defende o ministro, poderia ser reduzido em mais de 80% com a retirada da obrigatoriedade do condutor fazer aulas de direção e de conduta no trânsito em autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFC), entre outras burocracias não citadas.

O estudo para implementação da mudança já foi concluído pelo Ministério dos Transportes e agora será avaliado pelo presidente Lula, também conforme o ministro. As provas teórica e prática para a aprovação do condutor continuam, mas o candidato poderá estudar pela internet, com um familiar ou em oficinas populares

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Isso também ajuda o País, de maneira geral, porque fomenta o setor produtivo, facilita a empregabilidade”, defendeu Filho. A expectativa do governo é reduzir a quantidade de pessoas na irregularidade, dirigindo sem carteira de motorista, e diminuir a idade média em que o cidadão obtém sua CNH.

De acordo com Renan Filho, a medida não exige aprovação do Congresso Nacional, mas apenas regulamentação pelo presidente.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Uncategorized

Copa de 2026 expõe desafio da sustentabilidade

Aeroporto de Montes Claros ganha novo terminal

Hugo Motta condiciona votação de projeto sobre combustíveis à retirada da urgência da pauta da Câmara

98 Talks entrevista Jarbas Soares Júnior, pré-candidato ao Governo de Minas pelo PSB

Com diminuição de cursos d’água, três cidades mineiras decretam emergência por causa da seca

Mulheres ganham espaço na liderança em tecnologia

Últimas notícias

A pátria de chuteiras virou negócio de chuteiras

Previsão do tempo para Belo Horizonte neste fim de semana (13 e 14 de junho)

Copa do Mundo: Brasil estreia hoje contra Marrocos em primeiro teste de Ancelotti

Sessão gratuita de “Medusa” marca reta final da mostra ‘Mulheres Mágicas’ em BH

Bolsonaro deve ser mantido em prisão domiciliar por problemas de saúde

Dólar cai no dia a R$ 5,06 com acordo EUA-Irã no radar e recua 1,86% na semana

Ancelotti prevê Neymar integrado ao grupo da seleção na próxima semana

Orquestra Infantojuvenil abre 200 vagas em BH para estudantes da rede municipal

Ancelotti define time para estreia do Brasil na Copa; veja a provável escalação