Se você acha que falar bonito é o suficiente para ser reconhecido, pense de novo. Segundo a revista Forbes, em matéria publicada recentemente, o que os CEOs e executivos de alto nível mais valorizam hoje na comunicação corporativa não é a eloquência, mas a clareza com estratégia. Isso significa falar o que importa com objetividade, empatia e foco em soluções.
A comunicação que se destaca no mercado de trabalho atual é aquela que resolve, que economiza tempo, que constrói consenso e antecipa conflitos — e não aquela que impressiona com palavras rebuscadas, discursos longos ou análises que mais parecem dissertações de mestrado.
Quando seu chefe te perguntar algo ou pedir para apresentar um projeto, adote a seguinte estratégia: dentro do que você precisa comunicar, pense no que é mais importante para ele ouvir, de acordo com o que ele valoriza. Por exemplo, se você vai falar com o diretor financeiro, provavelmente ele vai querer saber como sua ideia reduz custos, aumenta a produtividade e gera lucro.
Então comece por esse ponto de vista, mesmo que você considere outro fator igualmente relevante. Quer ser ouvido por quem decide? Seja claro, vá direto ao ponto, seja útil e entregue algo que gere valor.
Porque, no fim das contas, comunicar bem não é falar mais — é falar certo, na hora certa, com a intenção certa.