Sejam muito bem-vindos e bem-vindas, porque hoje vamos falar sobre uma iniciativa que conecta o Brasil real às negociações climáticas globais. É a Expedição COP 30, uma jornada incrível promovida pelo Instituto Bem Ambiental, pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e pelo Conselho Federal de Química, além de diversos parceiros, no contexto da COP 30.
Entre os dias 1º e 10 de novembro, estaremos em um motorhome equipado que vai percorrer quatro dos seis biomas brasileiros, saindo de Belo Horizonte em direção à Amazônia. É uma ação em movimento que vai registrar e transmitir histórias locais de adaptação, soluções baseadas na natureza e, claro, as vozes das comunidades.
Trata-se de uma estratégia empolgante para conectar as ações locais a essa agenda global, dando visibilidade às comunidades que já vivenciam, em seu cotidiano, os impactos das mudanças climáticas. Também iremos documentar estratégias locais de adaptação e fortalecimento da resiliência.
Aqui em Belo Horizonte, ponto de partida da expedição, vamos registrar os desafios das grandes cidades brasileiras, mas também inspirar por meio de soluções e exemplos, como projetos de drenagem sustentável, corredores ecológicos e os princípios da “cidade esponja”, que tanto nos inspiram quanto ativam a incrível capacidade de transformação das cidades.
Ao longo desses quase 3.000 quilômetros, iremos abordar temáticas como governança climática local, transição energética, justiça climática e mecanismos de financiamento, entre outros assuntos. E, finalmente, chegaremos a Belém, onde toda essa jornada se conectará à diplomacia climática global. Nosso objetivo é claro: aproximar e integrar as decisões globais às ações de implementação nos diversos territórios e comunidades.
Na COP 30, todo esse conteúdo será apresentado no Pavilhão Cidades Resilientes, o primeiro pavilhão brasileiro com curadoria técnica voltada especificamente para a adaptação urbana, reunindo autoridades, cientistas, universidades, organismos internacionais de financiamento, empresas e a sociedade civil.