Siga no

Esse termo está se tornando um dos mais relevantes no mercado de trabalho nos próximos anos (IMAGEM ILUSTRATIVA/Reprodução/Pixabay)

Esse termo está se tornando um dos mais relevantes no mercado de trabalho nos próximos anos (IMAGEM ILUSTRATIVA/Reprodução/Pixabay)

Compartilhar matéria

Já ouviu falar em green skills? Se você não ouviu, se prepara. Esse termo está se tornando um dos mais relevantes no mercado de trabalho nos próximos anos. Green skills, ou habilidades verdes, são as competências ligadas à sustentabilidade, à transição energética e à adaptação das empresas frente às mudanças climáticas. Mas calma, isso não é coisa de engenheiro ambiental ou de ativista.

A gente está falando de competências que vão do planejamento da cadeia produtiva sustentável até o uso inteligente de recursos no dia a dia, inclusive em cargos administrativos. Segundo dados do LinkedIn Economic Graph, o número de vagas com green skills cresceu 22,4% só no Brasil em 1 ano. O Fórum Econômico Mundial já declarou: “A transição verde vai ser a maior disrupção e também oportunidade da próxima década”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na prática, isso significa que, até 2030, profissionais de todas as áreas — do RH à logística, do marketing à engenharia — vão precisar entender de sustentabilidade. Não só como valor, mas como métrica de desempenho, como diferencial competitivo. Quer um exemplo? Empresas que adotaram ESG não só se destacam na bolsa, como também atraem talentos e investidores, segundo a PwC e a McKinsey. E tem uma virada simbólica nisso tudo.

Pela primeira vez, o futuro do trabalho vai exigir mais do que performance — vai exigir consciência. E as competências que antes eram vistas como complementares agora se tornam centrais. Saber regenerar o planeta, otimizar recursos, reduzir o impacto e promover inovação limpa já não é mais vantagem — é requisito. Porque, nesse mundo que vem aí, não basta fazer bem feito: é preciso fazer bem e fazer o bem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marc Tawil

Estrategista de comunicação, mentor e palestrante. Foi eleito Especialista Nº 1 em Comunicação no LinkedIn Brasil em 2024 e 2025 pela Favikon e é Top Voice, Creator e Instrutor Oficial do LinkedIn Learning, com mais de 160 mil alunos. Colunista da Exame e da 98News, é membro do Reputation Council da Ipsos e quatro vezes TEDxSpeaker. Atuou por 17 anos em veículos como Globo, Estadão, Band e Jovem Pan, e fundou a agência Tawil Comunicação, certificada como BCorp e eleita pelo GPTW.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

‘Minha Rua é um Pomar’: projeto transforma sementes descartadas em árvores frutíferas em BH e região

O Centro de BH morreu? A estratégia para trazer vida de volta ao coração da cidade

Tarifaço e abismo: o alerta econômico da Fiemg

Cidade de 15 minutos: um futuro possível para BH?

Mercado reage à possível fusão entre Rede D’Or e Fleury

Risco de crédito: o perigo invisível da renda fixa

Últimas notícias

Obras no entorno da estação São Gabriel provocam novas mudanças no trânsito; veja

Rony processa Atlético por atrasos salariais e pede para deixar o clube

Sebrae: 60% dos pequenos negócios em Minas planejam investir em digitalização

Se condenado, Bolsonaro vai direto para a prisão? Veja o que diz a lei

Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, aos 76 anos

Cruzeiro tem 93,5% de chance de voltar à Libertadores e é favorito ao título do Brasileirão

Por que a Terra gira mais rápido nesta terça-feira?

Governo confirma casos de sarampo no Tocantins

Nos EUA, Trump fala em retaliar adversários e cita ‘líder da gangue’ Obama