Siga no

(Nasa/Divulgação)

(Nasa/Divulgação)

Compartilhar matéria

Ele foi o homem mais solitário do mundo. Nenhum ser humano até então ousara afastar-se tanto de casa. Por mais de 24 horas, ele esteve isolado em uma pequena cápsula, imersa no vácuo, a 400.000 km da Terra. Você acredita?

Foi em julho de 1969, enquanto o mundo assistia Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharem sobre a Lua, que Michael Collins, o terceiro astronauta, orbitava sozinho o satélite natural da Terra. Cada volta, num total de 13, durava cerca de 2 horas e, por 48 minutos, enquanto passava pelo lado escuro da Lua, ele perdia totalmente o sinal de rádio. Era silêncio puro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Anos mais tarde, ele descreveria essa experiência única: “A vastidão é esmagadora, mas há também uma paz profunda nesta solidão. Estou sozinho, mas não me sinto só.” Numa mesma frase, ele usou com maestria três termos diferentes para descrever nuances de um mesmo sentimento: a solidão. Mas, em seu coração, nunca esteve totalmente sozinho. Carregava consigo sonhos, esperanças e a torcida de toda a humanidade.

E também teve por companhia o medo de que Armstrong e Aldrin jamais voltassem, de que coubesse a ele regressar sozinho, carregando consigo a dor da perda e uma culpa impossível de apagar. Graças a Deus, esse cenário não se concretizou e os três voltaram à Terra com vida. Armstrong e Aldrin tiveram o privilégio de caminhar sobre a Lua, mas só Collins navegou com exclusividade entre as estrelas, no ventre da criação.

Para conhecer em detalhes essa história, procure nos sebos uma cópia de O Fogo Sagrado: A Jornada de um Astronauta, seu livro de memórias em dois volumes lançado em 1974 pela Editora Arte Nova. Se você curtiu a história, fica aí que daqui a pouco eu conto outra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Ewandro Magalhães

É contador de histórias e especialista em comunicação internacional. Foi chefe-intérprete de uma agência da ONU em Genebra e já emprestou sua voz a líderes como Obama, Lula e Dalai Lama em reuniões de cúpula mundo afora. É autor de três livros, palestrante internacional TEDx e cofundador de uma startup de tecnologia com sede em Nova York. Mineiro de Belo Horizonte, é criador de conteúdo sobre linguagem e curiosidades. Domina seis idiomas e vive atualmente nos Estados Unidos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Da passarela ao escritório: como adaptar tendências ao ambiente corporativo

Orçamento da União: entenda como funciona e para onde vai o dinheiro

78% das empresas já utilizam inteligência artificial: como criar cultura de dados e transformar resultados?

As seis competências essenciais do líder do futuro

O que realmente significa ser fluente em inteligência artificial?

Bairros de BH que mais venderam imóveis em junho e julho

Últimas notícias

Trilhas de Futuro: Governo de MG abre 50 mil vagas para 6ª edição do programa

Maduro antecipa o Natal para outubro na Venezuela

Fabrício Bruno garante não ter sentido efeitos da altitude em jogo da Seleção: ‘estou tranquilaço’

Entenda a relação entre Celso Portiolli e o 11 de setembro

Fux vota para negar ação penal sobre golpe em relação a organização criminosa armada

Rubens Menin confia em virada do Atlético sobre o Cruzeiro na Copa do Brasil: ‘Tudo é possível’

Influência das estrelas: os signos dos ministros do STF que julgam Bolsonaro

Festival Ostara 2025 transforma BH em um mundo medieval neste fim de semana

Você no clássico! PROMO de par de ingressos para Cruzeiro x Atlético pela Copa do Brasil