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MP 1303: o risco oculto na rolagem da dívida pública

Por

Gustavo Andrade

Gustavo Andrade
  • 14/10/2025
  • 10:38

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(Câmara dos Deputados/Divulgação)

(Câmara dos Deputados/Divulgação)

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Na Visão Macro de hoje, vamos rediscutir por que a manutenção da MP 1303, conforme foi proposta, seria um processo bastante distorsivo — especialmente para a rolagem da dívida pública.

O grande problema aqui não era necessariamente retirar as isenções de CRIs, CRAs ou outros instrumentos, como debêntures. Muito embora o próprio governo tenha percebido a problemática causal que isso geraria nos leilões de infraestrutura — justamente aqueles dos quais depende para entregar a meta fiscal — ele deveria também ter avaliado as consequências diretas sobre a rolagem da dívida, caso tivesse promovido a linearização em 18% da tabela regressiva dos investimentos. Essa mudança atingiria desde o CDB de qualquer pessoa até títulos públicos, passando ainda por ativos internacionais e criptoativos.

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A principal consequência seria o desestímulo à poupança de longo prazo. Nesse cenário, o financiamento da dívida pública teria de ser feito em prazos mais curtos, o que pioraria o perfil da dívida. Para que os prazos se alongassem novamente, o custo teria de ser mais atrativo aos investidores, o que demandaria o pagamento de prêmios de risco mais altos — aumentando, por sua vez, o custo de capital da própria dívida. É o típico caso de se “cobrir um santo e descobrir outro”.

Outro ponto relevante é o efeito colateral sobre a arrecadação. Com a manutenção das isenções sobre LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, debêntures e demais ativos, haveria uma migração natural de recursos para essas modalidades, deixando de lado os ativos tributáveis. Isso dificultaria a colocação da dívida pública nos leilões semanais, criando um problema adicional para o Tesouro Nacional.

Por isso, é fundamental pensar sempre nas segundas e terceiras derivadas das políticas econômicas. Felizmente, desta vez, o Congresso conseguiu — ainda que parcialmente — reduzir o grau de distorção que a proposta traria para o sistema financeiro e para o equilíbrio macroeconômico.

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Gustavo Andrade

Mestre em Economia pela UFMG (ênfase em microeconometria e finanças), com extensão pela London School of Economics. É docente em Economia e Finanças em faculdades renomadas, além de ter atuado ativamente como gestor e estrategista de portfólios desde 2013. Atualmente, além da docência em magistério superior, também atua como gestor de risco da Virtus Nexus Asset Management.

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