Siga no

lago paranoá
Depois de cheio, o lago rendeu um telegrama engraçado para Gustavo Corção, um dos críticos da ideia de Juscelino (Foto: br.freepik.com)

Depois de cheio, o lago rendeu um telegrama engraçado para Gustavo Corção, um dos críticos da ideia de Juscelino (Foto: br.freepik.com)

Compartilhar matéria

Hoje nós vamos falar de lacração e um dos maiores exemplos de lacração total ocorreu aqui no Brasil, entre o presidente da República mineiro e seu detrator. Você acredita? Pois é, eu estou aqui perto do Lago Paranoá, de Brasília, um lago artificial criado a partir do represamento do Rio Paranoá e seus afluentes.

A ideia de se construir um lago nesta região central do Brasil, aliás, a ideia de se transferir a capital para cá, não é algo que saiu da cabeça de Juscelino Kubitschek, não. Já havia sido aventada na Constituição de 1891, e identificada como possibilidade na famosa expedição Cruz, que percorreu esta região do país em duas oportunidades a partir de 1892, fazendo levantamentos topográficos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando Juscelino resolve construir Brasília, ele entende que a região era tão árida que seria necessário criar um lago, e resolveu represar o rio. A ideia foi recebida com enorme resistência e muitos cientistas diziam que era impossível. Um desses críticos era Gustavo Corção, jornalista e também engenheiro, que afirmava que o solo era muito arenoso e que seria loucura tentar encher essa bacia de água. Gustavo afirmava categoricamente todos os dias que o lago jamais iria encher.

Pois bem, em 1959 a barragem é concluída e o lago começa a subir. Quando ele atinge a cota 1000, ou seja, de 1000 m de altitude, Juscelino envia um telegrama a seu detrator contendo apenas duas palavras: “Encheu, viu?”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É boa essa historinha?

Compartilhar matéria

Siga no

Ewandro Magalhães

É contador de histórias e especialista em comunicação internacional. Foi chefe-intérprete de uma agência da ONU em Genebra e já emprestou sua voz a líderes como Obama, Lula e Dalai Lama em reuniões de cúpula mundo afora. É autor de três livros, palestrante internacional TEDx e cofundador de uma startup de tecnologia com sede em Nova York. Mineiro de Belo Horizonte, é criador de conteúdo sobre linguagem e curiosidades. Domina seis idiomas e vive atualmente nos Estados Unidos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Brasil retoma investimentos em energia hidrelétrica, fonte limpa e renovável

Mobilidade elétrica: por que ônibus elétricos podem mudar nossas cidades

Jaguar Mining prepara retorno da mina Turmalina após acidente em 2024

‘Desculpa qualquer coisa’ não é desculpa de verdade

Memes: a nova retórica da era digital

Jovens que conciliam trabalho e estudo têm maior alfabetismo, aponta pesquisa

Últimas notícias

Carla Zambelli passará por nova audiência de processo de extradição

Apostador do Rio de Janeiro leva sozinho R$ 33,7 milhões na Mega-Sena

BH e Contagem concentram as vias mais perigosas de Minas Gerais; saiba quais

Hulk x Kaio Jorge: a esperança de gols no clássico da Copa do Brasil

Clássico mineiro pela Copa Brasil movimenta R$38 milhões na economia da capital

Atlético x Cruzeiro: Veja como chegar e sair da Arena MRV nesta quarta-feira

Procon investiga biscoitos Veganitos, fabricados em MG, por alto teor de sódio e rotulagem enganosa

Atlético x Cruzeiro: os pontos fortes e fracos dos rivais no clássico da Copa do Brasil

Atlético x Cruzeiro: torcidas demonstram apoio às vésperas de clássico decisivo