PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Três cientistas vencem o Nobel de Medicina 2025 por suas descobertas no funcionamento do sistema imunológico

Siga no

Mary E. Brunkow, Frede Ramsdell, Shimon Sakaguchi (Foto Reprodução/Nobel Prize)

Compartilhar matéria

O sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, precisa se regular para não atacar as células do próprio corpo. O estudo desse mecanismo rendeu a Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2025, anunciado nesta segunda-feira (6). Suas descobertas abriram o caminho para um novo campo de pesquisa direcionado ao desenvolvimento de novos tratamentos de doenças autoimunes e do câncer.

Eles identificaram as células T reguladoras, guardiãs do sistema imunológico, as quais impedem que as células imunológicas ataquem o nosso próprio corpo. 

“Suas descobertas foram decisivas para a nossa compreensão de como o sistema imunológico funciona e por que nem todos desenvolvemos doenças autoimunes graves”, diz Olle Kämpe, presidente do Comitê Nobel.

Inicialmente, em 1995, Shimon Sakaguchi, em uma linha de pensamento diferente dos demais pesquisadores, descobriu que o sistema imunológico era mais complexo do que a comunidade científica conhecia naquele momento. Acreditava-se que somente as células do sistema imunológico eram responsáveis pela regulação das defesas do corpo. Sua descoberta apresentou para a ciência uma nova classe de células imunológicas, até então desconhecidas.

Seis anos depois, os outros dois laureados, Mary Brunkow e Fred Ramsdell, descobriram que uma mutação causada em um gene, batizado por eles com o nome de Foxp3, causa uma série de doenças autoimunes. Posteriormente, de forma brilhante, Shimon Sakaguchi ligou essa descoberta com a dele ao provar que o Foxp3 governa o desenvolvimento das células que ele havia descoberto anteriormente.

Como consequência de seus trabalhos, um novo campo de pesquisa foi lançado, enriquecendo os estudos no desenvolvimento de tratamentos para o câncer e doenças autoimunes, sendo que muitos desses tratamentos já estão participando de estudos clínicos.

Mary E. Brunkow, nascida em 1961. Doutora (Ph.D.) pela Universidade de Princeton, Princeton, EUA. Gerente Sênior de Programas no Instituto de Biologia de Sistemas, Seattle, EUA.

Fred Ramsdell, nascido em 1960. Doutor (Ph.D.) em 1987 pela da Califórnia, Los Angeles, EUA. Consultor Científico da Sonoma Biotherapeutics, São Francisco, EUA.

Shimon Sakaguchi, nascido em 1951. Médico (M.D.) em 1976 e Doutor (Ph.D.) em 1983 pela Universidade de Kyoto, Japão. Professor Distinto no Centro de Pesquisa de Fronteiras da Imunologia da Universidade de Osaka, Japão.

Compartilhar matéria

Siga no

Vitor Viterbo

Doutorado em Química na Universidade Federal de Minas Gerais em 2014. Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional no CEFET-MG(2009). Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais em Química (2003). Experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Química Computacional, desenvolvimento de sistemas eletrônicos microprocessados, inteligência artificial, desenvolvimento de equipamentos médicos e análises químicas.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Quando a transição energética bate à porta, pede inteligência, não medo

O STF e a morte silenciosa da responsabilização

O rombo dos supersalários

O Planalto brinca com fogo tentando fazer do Senado um puxadinho

O dia em que Alcolumbre abriu a janela da República

BH e a indústria da lei ruim

Últimas notícias

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Faxineira assediada por zelador em condomínio de BH receberá R$ 30 mil de indenização

Justiça do DF decide que Bruno Henrique responderá por estelionato

Volta Internacional da Pampulha: confira as alterações no trânsito da região

ChatGPT x Gemini: IAs simulam grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2026

LDO 2026: Congresso aprova diretrizes orçamentárias com calendário de emendas e superávit

Atlético leva três gols no primeiro tempo e é eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil Sub-20

CNH: carros automáticos e toxicológico entram nas novas regras de habilitação

EUA orientam saída imediata de cidadãos americanos da Venezuela