A Vale, empresa com maior peso na composição do Ibovespa, divulgou seu balanço operacional referente ao segundo trimestre deste ano. A companhia registrou lucro líquido de 2 bilhões e 120 milhões de dólares no período, o que representa uma queda de 24% na comparação anual.
O resultado reflete a redução de 13% no preço do minério de ferro e de 3% nos embarques. A empresa aprovou o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) de R$ 1,89 por ação. O papel será negociado ex-JCP a partir do dia 13 de agosto. O que isso significa? Que você tem até essa data para estar posicionado na empresa, caso queira ter direito a receber esse valor. Lembrando que o JCP sofre a “mordida do leão”: há desconto de 15% de Imposto de Renda antes do valor cair na conta.
Na noite dessa quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos anunciou um verdadeiro “girocóptero tarifário”. As novas alíquotas variam de 10% a 41% e passam a valer a partir do dia 7 de agosto. Destaque para a Índia, que recebeu tarifa de 25%; o Iraque, 35%; África do Sul, 30%; e Suíça, 39% — imagina só, até o chocolatinho suíço vai ficar caro. A Síria foi a mais penalizada, com 41% de tarifa.
O Ibovespa terminou a quinta-feira em queda de 0,69%, aos 133.071 pontos. O dólar futuro encerrou em alta de 0,45%, próximo do patamar de R$ 5,65.
Agenda do dia, acerte o seu relógio:
- 9h (horário de Brasília): Produção industrial de junho, dado referente ao Brasil.
- 9h30: Relatório PAYROLL, o dado mais importante do dia sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos.
- Temporada de balanços: Nesta sexta-feira, os destaques ficam com Exxon Mobil e Chevron, duas gigantes do setor de petróleo. Tem que estar no radar.