A Vale divulgou a sua prévia operacional referente ao segundo semestre de 2025. O documento não é o balanço oficial auditado, mas representa uma sinalização importante ao mercado — até porque a Vale é a empresa com maior peso na composição do Ibovespa.
Destaque para a produção de minério de ferro, que apresentou alta de 4% na base anual. A produção de cobre atingiu 92,6 mil toneladas, o que representa um aumento de 18% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O papel ordinário da mineradora brasileira avança cerca de 5,5% nesta semana. A alta acontece após o anúncio da China sobre a construção da maior hidrelétrica do mundo — um investimento de nada menos que 170 bilhões de dólares.
Já era noite de terça-feira quando o presidente Donald Trump anunciou um acordo comercial entre Estados Unidos e Japão: tarifa de 15% no lombo dos japoneses. Além disso, segundo Trump, o país oriental vai investir 550 bilhões de dólares nos Estados Unidos.
O Ibovespa fechou o dia próximo da estabilidade, com queda tímida de 0,10%, encerrando aos 134.035 pontos. O futuro da moeda americana também ficou perto do zero a zero, negociado a R$ 5,57.
Agenda do dia — acerte o seu relógio:
A Weg divulga resultado agora pela manhã — muita atenção. Nos Estados Unidos, a temporada de balanços também segue no radar, com a apresentação dos resultados da Tesla e da Alphabet. Talvez você não reconheça o nome Alphabet, mas certamente conhece um dos principais negócios da companhia: o Google.
Às 14h (horário de Brasília), nos Estados Unidos, acontece o leilão de títulos da dívida pública com vencimento em 20 anos — é um dado que também merece estar no radar.