Siga no

O futuro é uma jornada cheia de incertezas, mas quem se prepara com antecedência transforma esse cenário em um mar de oportunidades (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O futuro é uma jornada cheia de incertezas, mas quem se prepara com antecedência transforma esse cenário em um mar de oportunidades (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Você, profissional que vivencia a dinâmica e os desafios do dia a dia corporativo, como tem se preparado para os próximos 5 anos? Destaco hoje quatro estratégias fundamentais para que você se mantenha relevante e se destaque em meio às contínuas transformações que o mercado de trabalho vem apresentando.

Primeiro, pratique o autoconhecimento. Já dizia o filósofo Sócrates: “Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria”. O melhor teste de personalidade que eu fiz foi o do Mais Bricks, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o mais próximo que encontrei foi o das 16 Personalidades. Ele é muito importante: nos ajuda a identificar nossos pontos fortes para poder potencializá-los e quais os pontos de melhoria para desenvolvermos. Com isso, estabeleça metas claras para os próximos 5 anos. Onde você quer chegar? Esteja bem alinhado com o impacto que deseja gerar na sua carreira. E, sobretudo, busque feedback — de forma contínua e proativa. Isso é muito valioso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo, invista na sua formação, porque o compromisso com o aprendizado deve ser contínuo. Dedique-se a cursos técnicos, ao domínio de idiomas como inglês e espanhol, às especializações como pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, e principalmente às certificações pertinentes à sua área de atuação. Mantenha-se informado sobre as inovações do seu setor. Participe de congressos, workshops, webinars.

Em terceiro lugar, construa uma rede de relacionamentos — o famoso network. Ter uma rede de contatos sólida é uma ferramenta poderosa no ambiente corporativo. O LinkedIn é um ótimo canal de conexão profissional. Conecte-se com executivos e líderes de diversos segmentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, faça um planejamento financeiro. A preparação para eventuais transições de carreira exige uma saúde financeira robusta. Quando fiz um período sabático, preparei-me financeiramente para ficar um ano fora do mercado, mas acabei ficando mais tempo do que o planejado inicialmente. Vivi na pele a necessidade de ter uma reserva de emergência para cobrir despesas essenciais por alguns meses, o que me proporcionou tranquilidade para buscar novas oportunidades.

O futuro é uma jornada cheia de incertezas, mas quem se prepara com antecedência transforma esse cenário em um mar de oportunidades. Das quatro estratégias apresentadas hoje, qual delas você vai tirar do papel e colocar em prática na sua vida profissional a partir de agora?

A decisão é sua. Comece agora, porque o futuro chega para todos — e, em breve, será o seu presente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thais Profeta

Administradora com mais de 20 anos de experiência nas áreas de auditoria interna, compliance, riscos, governança e controles. Atuou em empresas como PwC, ADP Systems, Pif Paf Alimentos e FSFX. Professora de auditoria e compliance em MBAs no IEC/PUC Minas e na Católica de SC, também lecionou na UNA e na Pitágoras. É bacharel pela UnB, pós-graduada em Marketing e em Ética e Compliance na Saúde. Atua como consultora, palestrante e educadora, com formação internacional em liderança e vivências voluntárias no Brasil e no exterior.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

O lado sombrio de Pablo Neruda que poucos conhecem

Antecipe, economize e respire: dicas práticas para o seu bolso

Tecnologia nos estudos: como se preparar melhor para o Enem 2025

A estratégia por trás de usar sempre a mesma roupa

Produtividade com bem-estar: o que é o reptilianismo?

18 tendências que estão em queda no mundo do trabalho

Últimas notícias

Simões critica deputados estaduais ‘ligados ao governo federal’ por travarem adesão ao Propag

STJD condena Dudu por ofensas à presidente do Palmeiras

Simões critica Justiça por medidas contra Bolsonaro e cobra ação diplomática sobre tarifas dos EUA

‘Toc, toc, toc’: Joice Hasselman provoca Bolsonaro e revive meme

Espinhaço: a única cordilheira do Brasil é também um dos destinos mais saborosos de Minas

Eduardo Bolsonaro chama Moraes de ‘ditador’ e ‘gangster de toga’

Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça, diz Moraes

Flávio Bolsonaro sai em defesa do pai após operação da PF e cita Mandela

Gastar melhor: a nova urgência fiscal do Brasil