Em decisão, Moraes fala em ‘irregularidade isolada’ e descarta prisão de Bolsonaro

Siga no

Moraes se posicionou após questionar a defesa de Bolsonaro sobre pronunciamento a apoiadores no Congresso Nacional. (Foto: Nelson Jr / STF / SCO)

Compartilhar matéria

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), despachou nesta quinta-feira (24/7) sobre o descumprimento de medidas cautelares por parte do ex-presidente, Jair Bolsonaro.

Em seu parecer, Moraes afirmou que Bolsonaro cometeu uma “irregularidade isolada” ao descumprir — direta ou indiretamente — a proibição de usar as redes sociais. Decisão vem após o ministro do STF questionar a defesa de Bolsonaro sobre falas do ex-presidene a apoiadores no Congresso Nacional, na última segunda-feira (21).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No despacho, Moraes descartou decretar prisão preventiva de Bolsonaro, neste momento. O ministro reiterou, entretanto, que novos descumprimentos vão resultar em “conversão imediata” à prisão.

Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa de Jair Messias Bolsonaro da ‘ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas’, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”, escreveu Moraes.

Em seu despacho, Moraes afirmou ainda que Bolsonaro vem “observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas” (veja a íntegra da decisão abaixo).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Efetivamente, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que, as redes sociais do investigado EDUARDO NANTES BOLSONARO foram utilizadas à favor de JAIR MESSIAS BOLSONARO dentro do ilícito modus operandi já descrito.

Entretanto, por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da Defesa de JAIR MESSIAS BOLSONARO da “ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas”, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata, nos termos do art. 312, § 1º, do Código de Processo Penal.

Diante do exposto, nos termos do art. 21 do RiSTF, MANTENHO AS MEDIDAS CAUTELARES IMPOSTAS, ressaltando novamente que, dentre elas, INEXISTE QUALQUER PROIBIÇÃO DE CONCESSÃO DE ENTREVISTAS OU DISCURSOS PÚBLICOS OU PRIVADOS. Pelos mesmos fundamentos, REJEITO OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO opostos por JAIR MESSIAS BOLSONARO.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Intime-se e Publique-se.
Ciência à Procuradoria Geral da República.
Brasília, 24 de julho de 2025.

Ministro ALEXANDRE DE MORAES”

Sobre as medidas cautelares

Bolsonaro foi alvo de uma operação de busca e apreensão na última sexta-feira (18/7), no âmbito da investigação da suposta tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023. Ação da Polícia Federal aconteceu a pedido do Ministro Alexandre de Moraes, que determinou medidas cautelares contra o ex-presidente, entre elas:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

. O uso de tornozeleira eletrônica;

. a proibição de viajar e deixar sua residência de 19h às 6h;

. a proibição do contato com embaixadas e diplomatas;

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

. a proibição do contato com outros réus e investigados;

. a proibição do uso de redes sociais.

Compartilhar matéria

Siga no

Lucas Rage

Coordenador de jornalismo da Rádio 98 FM. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Fumec. Com passagens pelo Jornal Estado de Minas/Portal Uai, Rock Content e CDL/FM.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Roscoe após reunião com Alckmin: ‘temos que proteger o mercado brasileiro da invasão de importados’

COP30 nas redes: estudo revela baixa presença de vozes amazônidas e alcance em bolhas

COP30: linguagens e temas são diversos nas redes, mas falham em engajar fora da bolha, aponta estudo

Bolsonaro e o dilema da escolha de seu herdeiro político

Jaguar Mining reduz multa ambiental de R$ 320 mi para R$ 60 mi em acordo com governo de Minas

Chega de enrolar: fale como um líder, não como um palestrante

Últimas notícias

Atlético pode ser o único brasileiro a passar pelos playoffs da Sul-Americana

Sua empresa pode economizar na conta de luz apenas preenchendo um cadastro online, rápido e seguro; entenda

Ronaldinho Gaúcho comemora os 12 anos da conquista da Libertadores do Atlético: ‘ano mágico’

Lula chega a Minas Gerais para anúncio de investimentos no Vale do Jequitinhonha

Mentoria não é coaching, nem feedback: entenda a diferença

‘Cala a boca, vai tomar no…’, Neymar discute com torcedor após derrota para o Internacional

Por que você mora longe do Centro da cidade?

Tarifas, subsídios e realismo: o mundo deixou o liberalismo para trás?

Trump promete nova rodada de tarifas e mercado reage