PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Grammy 2026: Quem é Olivia Dean, a ‘nova Adele’, que levou o prêmio de artista revelação

Siga no

(Foto: Divulgação/Instagram/@grammys).

Compartilhar matéria

A britânica Olivia Dean venceu o prêmio de Artista Revelação no Grammy 2026 no domingo (1º/2). Ela concorria com Katseye, The Marías, Addison Rae, Sombr, Leon Thomas, Alex Warren e Lola Young – pela primeira vez, todos os indicados na categoria se apresentaram durante a cerimônia.

Aos 26 anos, Olivia estourou nas paradas musicais nos últimos meses, com Man I Need e So Easy (To Fall in Love). Ambas faixas são parte do álbum The Art of Loving, o segundo de Olivia, lançado em 2025. Na última semana, a artista tinha cinco músicas listadas na Billboard Hot 100, principal listagem da indústria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar da consagração global recente, a carreira de Olivia já vinha numa crescente. Seu trabalho mistura neo soul e pop contemporâneo, com influências do jazz e da bossa nova. Olivia chamou a atenção da indústria pela primeira vez em 2021, com os EPs OK Love You Bye e What Am I Gonna Do On Sundays?.

Em 2023, a cantora lançou seu primeiro álbum de estúdio, Messy, com o qual foi indicada a prêmios europeus, como o Brit Awards. O principal single do disco foi Dive. No ano seguinte, ela integrou o line-up do Glastonbury, um dos maiores festivais do mundo.

A artista tem sido considerada pela crítica internacional como “a nova Adele”. Não à toa: a jovem é a primeira cantora britânica a colocar simultaneamente três músicas no top 10 do Reino Unido desde Adele, em 2021. Assim como a veterana, Olivia estudou na renomada Brit School, escola britânica de artes cênicas e criativas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seu discurso de agradecimento no Grammy, Olivia exaltou suas raízes como neta de imigrantes. Nascida em Londres, ela é filha de pai inglês e mãe com ascendência jamaicana e guianense.

“Estou aqui como neta de imigrantes”, disse ela no palco. “Eu não estaria aqui… Sou fruto da coragem e acho que essas pessoas merecem ser celebradas. Não somos nada sem os outros”, completou. A fala espelha os protestos de outros artistas que, durante a cerimônia, mencionaram abertamente a violência e as políticas anti-imigração do governo Donald Trump nos Estados Unidos.

Olivia também foi reverenciada pelo apresentador da cerimônia, o comediante Trevor Noah, por ter enfrentado a Ticketmaster e outras empresas do ramo de vendas de ingressos. Na ocasião, criticou abertamente a empresa quando ingressos para seus shows nos Estados Unidos foram colocados à venda e, logo em seguida, surgiram em sites de revenda de ingressos por preços abusivos.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Sepultura anuncia EP inédito em meio à turnê de despedida

Grammy 2026: Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem prêmio de Melhor Álbum de Música Global

Grammy 2026: Kendrick Lamar lidera indicações e brasileiros disputam prêmio global

Slash confirma que próximo álbum do Guns N’ Roses terá apenas músicas inéditas

Primeiras imagens dos filmes dos Beatles são reveladas de forma inusitada em Liverpool

Quem se apresentará no Grammy 2026? Confira os favoritos e onde assistir

Últimas notícias

Volkswagen retorna ao time de patrocinadores da CBF após 12 anos

BBB 26: Casa vai para o ‘Tá Com Nada’ após punições de Ana Paula Renault e Milena

Cruzeiro confirma lesões de Chico da Costa e Jonathan Jesus

Atlético apresenta as diretrizes do Conselho da Massa

Crime e violência seguem como principal preocupação dos brasileiros, aponta pesquisa Ipsos-Ipec

Sócios-torcedores, membros de organizadas, jornalistas e mais: Atlético detalha quem fará parte do Conselho da Massa

Confira os blocos deste domingo (08/02) no Carnaval de BH

Confira os blocos deste sábado (07/02) no Carnaval de BH

Mercado imobiliário de BH começa 2026 aquecido