Minas Gerais registrou o maior avanço do país na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental. Dados do INEP mostram que o estado subiu da 7ª para a 3ª posição nacional, com 72,07% dos alunos alfabetizados — superando a meta nacional de 63,2% e a meta estadual prevista apenas para 2026.
Para o governador Romeu Zema (Novo), o resultado reflete os investimentos feitos na área. “Nosso desempenho já é o melhor da região Sudeste, à frente de estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Estamos garantindo que mais crianças aprendam a ler e escrever na idade certa, eliminando totalmente o percentual de estudantes no nível mais baixo e ampliando significativamente o número de alunos nos níveis mais avançados de alfabetização”, afirmou Zema.
“Esse resultado é fruto dos investimentos recordes que estamos realizando na educação dos mineiros. Aumento de mais de 2.000% no investimento da merenda escolar e o fortalecimento do projeto leitura e escrita que revitaliza bibliotecas, distribui livros e estimula o hábito da leitura em todo o estado”, completou.
O estado também eliminou totalmente o percentual de estudantes no nível mais baixo de proficiência e ampliou a presença nos níveis recomendados e avançados, garantindo que mais crianças aprendam a ler e escrever na idade certa.