PUBLICIDADE

Minas Gerais cresce 23,1% no turismo doméstico e vive boom de viagens em grupo em 2025

Siga no

Grupos maiores significam ocupações mais elevadas em hotéis e pousadas, mesas cheias nos restaurantes, vans e traslados lotados e demanda crescente por experiências coletivas (Foto: Freepik.com).

Compartilhar matéria

Minas Gerais vive um ano histórico no turismo doméstico. Entre janeiro e setembro de 2025, o estado registrou crescimento de 23,1% nas chegadas de turistas brasileiros, consolidando-se como um dos destinos mais procurados do país.

O destaque vai para a mudança no comportamento do viajante: as viagens em grupo ganharam protagonismo e estão impulsionando a cadeia produtiva do setor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o especialista em dados e gestor de Novos Negócios para a América Latina, Renan Artur, o país vive um ciclo positivo no turismo, e Minas se destaca dentro dele.

‘O Brasil tem uma performance muito acima de outros países da América Latina. E Minas tem conseguido se posicionar muito bem para esse turismo não só de casal, mas também de família e especialmente de grupos’, destacou o especialista.

Viagens coletivas mudam o perfil do turista

O novo perfil de turismo de grupo tem efeito direto na economia. Viagens em grupo e grupos maiores, significam ocupações mais elevadas em hotéis e pousadas, mesas cheias nos restaurantes, vans e traslados lotados e demanda crescente por experiências coletivas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O fluxo vem de todas as regiões do Brasil. A Bahia responde por 10% das chegadas e cresceu 35,3%. O Rio Grande do Sul surpreendeu com alta de 146,2%, enquanto Alagoas (+70,3%), Ceará (+58,6%), Paraná (+46%) e Santa Catarina (+46,3%), reforçando a diversidade dos emissores.

“Minas está de parabéns por todo o trabalho que vem fazendo. O esforço conjunto entre poder público e setor privado tem dado resultados visíveis”, conclui Renan.

O turismo em grupo e o aumento da circulação de visitantes de diferentes origens marcam um novo ciclo de crescimento sustentável. Minas se consolida como um destino de hospitalidade, diversidade e experiências compartilhadas, que refletem o melhor da cultura e da mineiridade.

Minas Gerais na maior feira de turismo da América

Minas Gerais marca presença de destaque na ABAV Expo 2025, o maior evento de turismo da América Latina. Com um dos maiores estandes da feira, o estado aposta em sua vocação para o turismo de negócios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2024, durante a edição em Brasília, Minas movimentou R$ 20,5 milhões em negócios, confirmando seu protagonismo no setor.

Nesta edição, a estratégia é reforçar a posição do estado como segundo destino mais procurado para turismo de negócios no Brasil, com 13,22% de participação nacional, segundo levantamento da plataforma Onfly.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Minas Gerais entra em lista internacional dos melhores destinos para viajar em 2026

Minas Gerais aposta no turismo de negócios e lança Rota da Serra do Cipó na ABAV Expo 2025

Turismo em julho: retração em Minas Gerais contrasta com alta de 6,5% no Brasil

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Azul anuncia 900 voos extras e 133 mil assentos adicionais em Minas para a alta temporada

Vale do Peruaçu pode se tornar o primeiro Patrimônio Natural de Minas reconhecido pela Unesco

Últimas notícias

Justiça libera posse de nova diretoria do Comam 

Com desfalques, Cruzeiro enfrenta o Juventude fora de casa; saiba onde assistir

Brasil sobe para 5º no ranking da Fifa e será cabeça de chave na Copa

Recuperado de lesão, Matheus Henrique está à disposição do Cruzeiro

A liminar que parou Belo Horizonte

CNJ revisa milhares de condenações por porte de maconha após decisão do STF

Fabrício Bruno vai desfalcar o Cruzeiro contra o Juventude?

Caso 123 Milhas: credores devem conferir valores em nova fase da recuperação judicial

Reforço garantido: Fabrício Bruno volta da Seleção para enfrentar o Juventude