PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Papamóvel fabricado em Minas voltou para o estado após ser usado pelo Papa Francisco

Siga no

Papa Francisco usou um Fiat Idea, fabricado em Betim, quando esteve no Brasil. (Foto: Reprodução/Fiat)

Compartilhar matéria

Pouco tempo depois dos olhos do mundo se voltarem para o Vaticano para acompanhar as notícias sobre a morte do Papa Francisco, boa parte da atenção do Brasil veio para Minas. Para a Betim, sendo mais exato. É na cidade da região metropolitana que está guardada uma das maiores relíquias que Francisco deixou para trás quando esteve no Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013.

O carro que ele usou e acabou virando um papamóvel brasileiro, voltou para o local onde foi fabricado, também naquele ano. E é guardado com os cuidados necessários pela equipe da Fiat Automóveis, na sede da montadora, em Betim.

Mas por que um carro Fiat? Por que ele está em Minas?

Vamos responder:

O papado de Francisco foi marcado desde o início pela simplicidade. O Papa que optou em seguir os passos de São Francisco de Assis até no nome abriu mão de todo o luxo, desde as vestimentas até o anel do pescador que tradicionalmente é feito de ouro, mas o papa preferiu usar um de latão. O toque franciscano chegou na garagem do Vaticano. Onde a frota de luxo deu lugar a modelos singelos, como o Ford Focus 2006, que Francisco costumava se deslocar com discrição por Roma.

Na primeira viagem internacional como Papa, Francisco veio ao Brasil, para a jornada mundial da juventude. Ele pediu para se deslocar pelo Rio em um modelo simples. O pedido surpreendeu os executivos da Fiat, que forneceu os carros da comitiva papal e que já haviam preparado os modelos mais luxuosos e blindados do portfólio para transportar o pontífice. Naquela época, a Fiat ainda tinha o SUV de luxo Fremont (feito a partir do Dodge Journey após a fusão da Fiat com o grupo Chrysler, dona da marca Dodge).

Mas o papa franciscano não queria luxo e também não estava se preocupando em ficar escondido atrás de um vidro blindado. Então ele pediu para que tivessem carros mais simples desde a chegada dele no aeroporto do Rio. A Fiat decidiu pelo Idea, justamente pela boa área envidraçada que o monovolume tinha e daria grande visibilidade ao pontífice pelos fieis nas ruas do Rio. O problema é que não havia nenhum Idea na frota própria da montadora na cidade e o jeito foi alugar um. O Idea já estava bem rodado quando foi entregue para o cerimonial do Vaticano. Hoje ele tem pouco mais de 29 mil quilômetros rodados.

O Fiat Idea Attractive 1.4, que custava menos de R$ 30mil na época , hoje integra o acervo da Fiat em Betim. A montadora decidiu preservar tudo nele, inclusive a lataria amassada pelos jovens que cercaram o Papa no trânsito em 2013.

As imagens deste dia entraram para a história. Francisco ficou com a janela aberta durante todo o percurso para ter contato direto com o povo. Por um engano, a comitiva acabou caindo em uma rua com o trânsito congestionado, onde não era para o papa passar. Ali, o Fiat Idea usado pelo papa foi cercado pelos fieis. A fisionomia de Francisco denunciava que aquele momento para ele era de pura alegria.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcello Oliveira

Jornalista automotivo, com passagens pelo Portal Vrum, programa Vrum e revista Quatro Rodas

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Um código para quem nunca gostou de regras

Caso Orelha: a crueldade dos adolescentes e o limite que falhou

Quando uma criança some, a nação diminui de tamanho

É de uva

Sem energia elétrica, tudo para

Como o STF tem decidido em matéria tributária nos últimos 18 anos

Últimas notícias

Atlético confirma lesão no joelho de Alexsander, que fica fora por tempo indeterminado

Câmara aprova MP do Gás do Povo por 415 votos a 29

Carnaval de BH terá operação especial de limpeza

CEO do Atlético detalha participação de Sampaoli nas contratações

Carnaval que não sai: blocos de BH cancelam desfiles por falta de apoio

Zema e Tadeu Leite destacam importância do Propag na abertura do ano legislativo

Na abertura do ano legislativo, Motta promete acelerar PEC da Segurança e fim da escala 6×1

Alcolumbre sobre eleições: Democracia demonstrará força, maturidade e vitalidade

MG entra em alerta laranja para possibilidade de chuva com granizo nas próximas horas