PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Papamóvel fabricado em Minas voltou para o estado após ser usado pelo Papa Francisco

Siga no

Papa Francisco usou um Fiat Idea, fabricado em Betim, quando esteve no Brasil. (Foto: Reprodução/Fiat)

Compartilhar matéria

Pouco tempo depois dos olhos do mundo se voltarem para o Vaticano para acompanhar as notícias sobre a morte do Papa Francisco, boa parte da atenção do Brasil veio para Minas. Para a Betim, sendo mais exato. É na cidade da região metropolitana que está guardada uma das maiores relíquias que Francisco deixou para trás quando esteve no Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013.

O carro que ele usou e acabou virando um papamóvel brasileiro, voltou para o local onde foi fabricado, também naquele ano. E é guardado com os cuidados necessários pela equipe da Fiat Automóveis, na sede da montadora, em Betim.

Mas por que um carro Fiat? Por que ele está em Minas?

Vamos responder:

O papado de Francisco foi marcado desde o início pela simplicidade. O Papa que optou em seguir os passos de São Francisco de Assis até no nome abriu mão de todo o luxo, desde as vestimentas até o anel do pescador que tradicionalmente é feito de ouro, mas o papa preferiu usar um de latão. O toque franciscano chegou na garagem do Vaticano. Onde a frota de luxo deu lugar a modelos singelos, como o Ford Focus 2006, que Francisco costumava se deslocar com discrição por Roma.

Na primeira viagem internacional como Papa, Francisco veio ao Brasil, para a jornada mundial da juventude. Ele pediu para se deslocar pelo Rio em um modelo simples. O pedido surpreendeu os executivos da Fiat, que forneceu os carros da comitiva papal e que já haviam preparado os modelos mais luxuosos e blindados do portfólio para transportar o pontífice. Naquela época, a Fiat ainda tinha o SUV de luxo Fremont (feito a partir do Dodge Journey após a fusão da Fiat com o grupo Chrysler, dona da marca Dodge).

Mas o papa franciscano não queria luxo e também não estava se preocupando em ficar escondido atrás de um vidro blindado. Então ele pediu para que tivessem carros mais simples desde a chegada dele no aeroporto do Rio. A Fiat decidiu pelo Idea, justamente pela boa área envidraçada que o monovolume tinha e daria grande visibilidade ao pontífice pelos fieis nas ruas do Rio. O problema é que não havia nenhum Idea na frota própria da montadora na cidade e o jeito foi alugar um. O Idea já estava bem rodado quando foi entregue para o cerimonial do Vaticano. Hoje ele tem pouco mais de 29 mil quilômetros rodados.

O Fiat Idea Attractive 1.4, que custava menos de R$ 30mil na época , hoje integra o acervo da Fiat em Betim. A montadora decidiu preservar tudo nele, inclusive a lataria amassada pelos jovens que cercaram o Papa no trânsito em 2013.

As imagens deste dia entraram para a história. Francisco ficou com a janela aberta durante todo o percurso para ter contato direto com o povo. Por um engano, a comitiva acabou caindo em uma rua com o trânsito congestionado, onde não era para o papa passar. Ali, o Fiat Idea usado pelo papa foi cercado pelos fieis. A fisionomia de Francisco denunciava que aquele momento para ele era de pura alegria.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcello Oliveira

Jornalista automotivo, com passagens pelo Portal Vrum, programa Vrum e revista Quatro Rodas

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

O inquérito contra o vento

Não se brinca com a autonomia do Banco Central

Marine Le Pen é de direita sim, senhor

BH e a chuva: quando a cidade vira rascunho

Marine Le Pen não é direita: é estatismo com bandeira nacional

2025 foi um ano bom ou ruim? Quem venha 2026

Últimas notícias

Processo de cassação do vereador Lucas Ganem avança na Câmara de BH

PL da Dosimetria: Lula veta proposta de redução das penas dos condenados pelos atos de 8/1

Santa Casa é escolhida para assumir administração do Hospital Maria Amélia Lins, em BH

Anvisa determina recolhimento de molhos de tomate com vidro; saiba marca e lote

Trump diz que Estados Unidos pode administrar e extrair petróleo na Venezuela ‘por vários anos’

Cruzeiro renova contrato do volante Japa até o fim de 2030

CNH emitida no Brasil passa a valer em Portugal

‘Harry Potter brasileiro’ abandona nome do personagem após notificação da Warner

Sisu 2026: MEC vai pagar bolsa de R$ 1.050 para quem cursar Licenciatura; veja regras e vagas em MG