PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Hospitais filantrópicos voltam a cobrar da PBH atrasos nos repasses da Saúde: ‘risco de colapso’

Siga no

Hospitais alertam para risco de colapso na saúde (Foto: Marcus Coelho / Santa Casa)

Compartilhar matéria

Os Hospitais Filantrópicos de Belo Horizonte voltaram a cobrar da Prefeitura o pagamento integral da dívida com as instituições. A cobrança chega um dia após a PBH pagar cerca de 25% do valor devido aos sete hospitais 100% SUS. O débito total chega a aproximadamente R$ 100 milhões.

Segundo a Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), não houve clareza sobre os critérios usados para o repasse parcial, o que manteve algumas instituições em situação crítica. Hospitais relatam atrasos no pagamento de fornecedores, risco de desabastecimento de insumos e dificuldades para cumprir a folha salarial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Valor insuficiente’, diz Federassantas

“A Federassantas segue acompanhando a situação gravíssima dos atrasos a que incorreu o município de Belo Horizonte, no pagamento dos serviços prestados pelos hospitais filantrópicos da capital que dedicam 100% das suas capacidades ao Sistema Único de Saúde” afirma a advogada Kátia Rocha, presidente da entidade.

“Na data de ontem [terça], o município realizou um pagamento relevante no importe de aproximadamente de R$ 25 milhões para sete hospitais envolvidos nessa situação. Todavia, considerando o valor elevado da dívida, esse valor não resolve o problema das instituições, bem como precisamos de maiores esclarecimentos sobre os critérios adotados na distribuição desses recursos utilizados para quitação parcial dos valores pendentes”, completa.

“Sabemos da relevância dessas instituições para o nosso Sistema Único de Saúde, tanto na perspectiva de todos os colaboradores que trabalham nessas instituições, como também para o nosso cidadão que dependem desses hospitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Portanto, a solução não pode ser outra, senão realmente a regularização de toda essa situação para que o nosso sistema único de saúde da capital continue funcionando e atendendo a milhares de cidadãos como já realizam estes hospitais”, finaliza Kátia.

Reunião debate o tema

Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde convocou uma reunião emergencial com representantes dos hospitais e da Federassantas para discutir a regularização dos pagamentos e evitar prejuízos ao atendimento da população. Encontro acontece às 16h.

A Rede 98 entrou em contato com a Prefeitura e aguarda pronunciamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Lucas Rage

Coordenador de jornalismo da Rádio 98 FM. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Fumec. Com passagens pelo Jornal Estado de Minas/Portal Uai, Rock Content e CDL/FM.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

‘Famílias estão sendo destruídas pelo endividamento’, diz Wagner após suspensão de projeto contra bets

Greve da educação é encerrada após 45 dias, e professores voltam às escolas nesta quinta-feira em BH

Linhas de ônibus 325 e 205 terão mudanças no itinerário em BH; entenda

VÍDEO: Motociclista morre após batida com carro na Avenida Aníbal Macedo, em Contagem

Menino de 3 anos fica grudado em sofá após derramar supercola e mobiliza bombeiros em Betim

Mais de 40 bairros de Brumadinho podem ficar sem água nesta quarta-feira

Últimas notícias

Toffoli propõe 60 dias para big techs se adequarem a regras do STF

Após aprovação de ‘pautas-bomba’ no Senado, Gilmar Mendes alerta para gastos sem fonte de custeio

Fundo do Pré-Sal para dívidas do agro; entenda o projeto aprovado pelo Senado

Fazenda estima impacto de R$ 140 bilhões e ameaça ir ao STF contra renegociação de dívidas rurais

Irã anuncia fechamento do Estreito de Ormuz após nova ofensiva dos Estados Unidos

‘Novo Cissé’: Atlético se aproxima de contratação de nova joia africana

Dólar fecha em leve queda com núcleo de CPI dos EUA subindo menos do que o esperado

EUA realizam nova ofensiva contra o Irã pelo segundo dia consecutivo

Lula anuncia ofensiva contra receptação de celulares roubados e quer usar Correios para devolução dos aparelhos