PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Hospitais filantrópicos voltam a cobrar da PBH atrasos nos repasses da Saúde: ‘risco de colapso’

Siga no

Hospitais alertam para risco de colapso na saúde (Foto: Marcus Coelho / Santa Casa)

Compartilhar matéria

Os Hospitais Filantrópicos de Belo Horizonte voltaram a cobrar da Prefeitura o pagamento integral da dívida com as instituições. A cobrança chega um dia após a PBH pagar cerca de 25% do valor devido aos sete hospitais 100% SUS. O débito total chega a aproximadamente R$ 100 milhões.

Segundo a Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), não houve clareza sobre os critérios usados para o repasse parcial, o que manteve algumas instituições em situação crítica. Hospitais relatam atrasos no pagamento de fornecedores, risco de desabastecimento de insumos e dificuldades para cumprir a folha salarial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Valor insuficiente’, diz Federassantas

“A Federassantas segue acompanhando a situação gravíssima dos atrasos a que incorreu o município de Belo Horizonte, no pagamento dos serviços prestados pelos hospitais filantrópicos da capital que dedicam 100% das suas capacidades ao Sistema Único de Saúde” afirma a advogada Kátia Rocha, presidente da entidade.

“Na data de ontem [terça], o município realizou um pagamento relevante no importe de aproximadamente de R$ 25 milhões para sete hospitais envolvidos nessa situação. Todavia, considerando o valor elevado da dívida, esse valor não resolve o problema das instituições, bem como precisamos de maiores esclarecimentos sobre os critérios adotados na distribuição desses recursos utilizados para quitação parcial dos valores pendentes”, completa.

“Sabemos da relevância dessas instituições para o nosso Sistema Único de Saúde, tanto na perspectiva de todos os colaboradores que trabalham nessas instituições, como também para o nosso cidadão que dependem desses hospitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Portanto, a solução não pode ser outra, senão realmente a regularização de toda essa situação para que o nosso sistema único de saúde da capital continue funcionando e atendendo a milhares de cidadãos como já realizam estes hospitais”, finaliza Kátia.

Reunião debate o tema

Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde convocou uma reunião emergencial com representantes dos hospitais e da Federassantas para discutir a regularização dos pagamentos e evitar prejuízos ao atendimento da população. Encontro acontece às 16h.

A Rede 98 entrou em contato com a Prefeitura e aguarda pronunciamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Lucas Rage

Coordenador de jornalismo da Rádio 98 FM. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Fumec. Com passagens pelo Jornal Estado de Minas/Portal Uai, Rock Content e CDL/FM.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

CEFET-MG recebe semana de castração gratuita e microchipagem para cães e gatos em BH

Mineiro usa Eurotrip para fazer ‘graça’ com BH e viraliza: ‘bom dia, pobres’

PBH muda telefone para agendar consultas e cirurgias veterinárias gratuitas em BH

Alerta de frio: temperaturas podem ficar abaixo de 12°C em BH até segunda-feira

Câmara de BH aprova, em 1º turno, projeto que autoriza pets em supermercados

‘Vou negativar sua empresa’: Damião promete endurecer punições e muda regras de licitações em BH

Últimas notícias

Eduardo Bolsonaro pede que Trump retome sanções contra Moraes um dia após condenação no STF

Reformulação no elenco do América chega a quase um time completo

Ancelotti esboça cinco mudanças para Brasil x Haiti 

Juros altos e cenário externo desafiam economia mineira mesmo com possibilidade de alívio no Oriente Médio

Paula Santoro abre a MostrArte Feluma 2026 com show gratuito no Teatro Feluma

Semaglutida produzida no Brasil chega às farmácias e amplia opções para tratamento do diabetes tipo 2

Seth Rogen critica Hollywood e falta de risco

África do Sul: da segregação à Copa do Mundo

Condenação de Eduardo Bolsonaro reacende debate político