A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. A escola confirmou o favoritismo durante a apuração do Grupo Especial e garantiu mais um título após levar para a Marquês de Sapucaí o enredo “Pra cima, Ciça”, em homenagem ao Mestre Ciça, um dos nomes mais respeitados da história do samba.
Este é o quarto título da Viradouro. A conquista fez a agremiação alcançar a Unidos da Tijuca. A Portela segue como a maior vencedora da história do Carnaval do Rio, com 22 campeonatos, seguida pela Estação Primeira de Mangueira, que tem 20.
Além da Viradouro, participam também no Desfile das Campeãs no próximo sábado (21/2): Beija-Flor de Nilópolis, Vila Isabel, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Mangueira.
Um dos principais destaques do desfile foi a volta de Juliana Paes ao posto de rainha de bateria, após 17 anos longe da função. O retorno aconteceu justamente para marcar a homenagem ao mestre, que comandou a bateria da escola entre 1999 e 2009 e retornou ao cargo em 2019.
A apresentação também teve momentos de forte apelo emocional envolvendo o carnavalesco Paulo Barros e o próprio Mestre Ciça, que não escondeu a emoção ao ser celebrado ainda em vida.
Durante o desfile, a Viradouro trouxe referências marcantes da trajetória da escola e fez releituras de momentos históricos, como o carro do xadrez, lembrando a icônica apresentação de 2007, quando Paulo Barros colocou ritmistas e a rainha de bateria no alto de um carro alegórico, algo inédito até então no sambódromo.
Apesar de uma falha técnica registrada no penúltimo carro alegórico, quando um elevador não subiu a estrutura central como previsto, a escola conseguiu concluir o desfile sem atrasos.
Além do título do Carnaval 2026, a Viradouro também foi destaque no Estandarte de Ouro, sendo eleita a melhor escola do Grupo Especial e vencendo categorias importantes, como Melhor Enredo. Mestre Ciça também recebeu o prêmio de Personalidade do Ano.
