Pix tem novas regras: chaves de quem estiver irregular na Receita serão canceladas

Siga no

Nova modalidade do pix será lançada em 16 de junho (Foto: Marcello Casal JR /Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O Banco Central (BC) alterou o regulamento do Pix e determinou que chaves de pessoas e empresas com pendências na Receita Federal sejam excluídas. A mudança busca garantir maior segurança e evitar golpes envolvendo dados divergentes.

A norma, publicada nesta quinta-feira (6), determina que CPF com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” não poderá ter chave Pix registrada na base de dados do BC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No caso das empresas, o CNPJ com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” também não poderá ter chaves Pix registradas na base de dados do BC.

O BC ressalta que a inconformidade de CPF e CNPJ que restringirá o uso do Pix não tem relação com o pagamento de tributos, mas apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal.

Segundo o Banco Central, as mudanças visam exigir que as instituições financeiras e instituições de pagamento participantes do Pix “garantam que os nomes das pessoas e das empresas vinculadas às chaves Pix estejam em conformidade com os nomes registrados nas bases de CPF e de CNPJ da Receita Federal.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o BC, a verificação de conformidade deverá ser efetuada sempre que houver uma operação envolvendo uma chave Pix, como um registro, uma alteração de informações, uma portabilidade ou uma reivindicação de posse.

“Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal. Para garantir que os participantes do Pix cumpram as novas regras, o BC irá monitorar periodicamente a conduta dos participantes, podendo aplicar penalidades para aquelas instituições que apresentem falhas nesse processo”, informou a autoridade monetária.

O BC informou ainda que atuará ativamente para detectar chaves Pix com nomes diferentes do registrado na Receita, para garantir que os participantes excluam ou ajustem essas chaves.

A nova regulamentação também proíbe a alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias e a reivindicação de posse de chaves do tipo e-mail.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Pessoas e empresas que usam chaves aleatórias e que queiram alterar alguma informação vinculada a essa chave não poderão mais fazê-lo. A partir de agora, deve-se excluir a chave aleatória e criar uma nova chave aleatória, com as novas informações”, explicou o BC.

Ainda de acordo com o BC, as chaves do tipo e-mail não poderão mais mudar de dono. Com isso, pessoas e empresas que queiram reivindicar a posse de um e-mail também não poderão mais fazê-lo.

Apenas chaves do tipo celular continuam a ter acesso a essa funcionalidade, para permitir que números de celular pré-pago, que podem mudar de dono, também possam mudar de dono quando registradas como chave Pix.

Devolução

O BC informou ainda que liberou a realização de devolução de qualquer valor em dispositivos de acesso não cadastrados. De acordo com a instituição, a medida aprovada em novembro do ano passado, e que restringiu as transações Pix em dispositivos de acesso não cadastrados no valor de até R$ 200 estava impedindo que transações de devolução de boa-fé iniciadas pelo próprio recebedor pudessem ser feitas a partir de dispositivos não-cadastrados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mercado

Circuito Conectamente vai capacitar empreendedores mineiros com lives gratuitas

Do palco do Hotmart FIRE 2025: verdades duras e lucrativas sobre empreender

Liderança que transforma: cultura forte e preparo para unir gerações no trabalho

‘Tarifaço é ineficaz até para americanos’, diz economista de Harvard

Leader Shift discute integração entre liderança e operação no mundo dos negócios

Tecnologia e inovação transformam a construção pesada, mas setor usa apenas 10% do potencial

Últimas notícias

Tremor de terra atinge cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Câmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem, que dificulta ações na justiça contra parlamentares

SAF do Atlético: Conselho aprova alteração na cláusula de anti-diluição

Governo Federal anuncia R$ 770 milhões para mobilidade urbana e drenagem em BH

Texto que autoriza armamento da Guarda Municipal de BH avança na Câmara

‘Golpista do Tinder’ é preso em aeroporto da Geórgia

Abrasel critica PL que quer reduzir horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas em BH

Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Após despedida, Bar do Salomão anuncia ‘prorrogação’ e seguirá funcionando em ponto icônico