Ao vivo
Rock Insônia

Jovens de BH tiveram mais contato com games do que com livros em 2024

Siga no

Entre os jovens e adultos até 44 anos, o videogame foi a atividade de lazer mais buscada no último ano (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Mais da metade da população de Belo Horizonte teve acesso à leitura em 2024, é o que revela uma pesquisa conduzida pelo projeto Cultura nas Capitais, em parceria com o Datafolha. Entre os jovens e adultos até 44 anos, porém, o videogame foi a atividade de lazer mais buscada no último ano.

O estudo ouviu 600 pessoas em diferentes pontos de grande circulação em BH e teve como objetivo mapear quais atividades culturais os moradores da capital mineira tiveram mais acesso em 2024. Os resultados variam de acordo com sexo, idade, cor e escolaridade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na média geral, os livros foram a principal atividade buscada pelos belo-horizontinos (61%), seguidos por jogos eletrônicos (56%), cinema (47%), locais históricos (48%) e shows (45%). As únicas atividades que mais da metade dos moradores de BH não teve contato em 2024 foram saraus (62%) e concertos (63%).

Gráfico geral do acesso da população de BH a diferentes atividades culturais (Cultura nas Capitais/Divulgação)

Entre os jovens de 16 a 24, porém, o cenário é um pouco diferente. Nessa faixa etária, mais pessoas tiveram contato com os games (87%), seguidos por cinema (78%) e, finalmente, com os livros (71%).

Acesso da população com idade entre 16 e 24 anos a diferentes atividades culturais de BH (Cultura nas Capitais/Divulgação)

Entre os adultos de 25 a 34 anos também há uma preferência maior pelo universo dos jogos do que o da literatura. Quase 80% dos entrevistados dessa faixa etária disseram ter tido contato com os games no último ano, enquanto 73% disseram ter lido em 2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Acesso da população com idade entre 25 e 34 anos a diferentes atividades culturais de BH (Cultura nas Capitais/Divulgação)

Os games também lideram na faixa etária de 35 a 44 anos. Nesse público, 68% respondeu ter tido contato com jogos eletrônicos em 2024, enquanto 62% leram um livro.

Acesso da população com idade entre 35 e 44 anos a diferentes atividades culturais de BH (Cultura nas Capitais/Divulgação)

A pesquisa leva em conta não apenas os jogos em videogames tradicionais, mas também jogos de computador e celular, que tem se tornado cada vez mais comuns entre a população mais velha.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cultura

Dia da Língua Portuguesa: os 10 erros mais comuns e como evitá-los

Dia da Língua Portuguesa: conheça algumas das obras literárias mais lidas do nosso idioma

Fundação Clóvis Salgado funciona normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalho

Tom Comunicação celebra legado de Vinicius Alzamora com encontro em BH

Semana Fashion Revolution BH promove oficinas, rodas e painéis gratuitos

Cinco obras de autores mineiros para curtir o Dia Mundial do Livro, comemorado nesta quarta

Últimas notícias

Cuca evita culpar elenco, mas admite: ‘Temos que fazer melhor’

‘Sabíamos que podíamos mais’, diz Rubens após derrota do Galo no Chile

Atlético leva virada no Chile e perde para o Iquique pela Sul-Americana

Governo Zema apresenta adesão ao Propag na ALMG e quer entregar UEMG à União

Vaticano divulga imagens do papa Leão XIV logo após vencer o conclave

Amor, aconchego, memória e muita comida boa, tudo isso no Matula 98 de Dia das Mães

Damião, Tadeu Leite e Hugo Motta: personalidades políticas enaltecem eleição de Leão XIV

Ninguém ficará prejudicado com descontos indevidos do INSS, diz Tebet

Ele esteve entre nós: papa Leão XIV já visitou MG e aproveitou a comida mineira