Ao vivo
Matula 98 Sábado - 11h às 12h

As chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães trazem para a programação da Rádio 98 aos sábados com o melhor da cultura gastronômica e do empreendedorismo feminino. Receitas, entrevistas, um bate-papo leve e, é claro, dicas imperdíveis.

25ª Edição do ‘Comida di Buteco’ começa no dia 11 de abril

Siga no

BH terá 125 bares participando do Comida di Buteco 2025. (Foto: Espetinhos do Paulão/Rodney Costa/UniBH)

O ‘Comida di Buteco’ de 2025 já tem data para começar: 11 de abril. O concurso celebra as “bodas de prata” com a 25ª edição este ano e terá um mês de duração. Em Belo Horizonte, 125 bares concorrem pela 1ª colocação no ranking de melhores petiscos da cidade.

Com o conceito “Paixão pelo buteco”, o concurso pretende reafirmar os bares como um símbolo de permanência em um mundo em constante transformação. A cofundadora do Comida di Buteco, Maria Eulália Araújo, comentou sobre a idealização da edição de bodas de prata.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ele [o buteco] é o cenário de momentos marcantes, onde celebramos os grandes amores, superamos desilusões e construímos amizades longevas. Faça chuva ou sol, continua firme, como um elemento de forte presença em nossa identidade cultural”, afirmou.

BH é a única cidade que recebeu todas as 25 edições do concurso. Este ano, além da capital mineira, outros 50 municípios vão sediar o Comida di Buteco em todo o Brasil, com quase 1.200 bares inscritos.

A avaliação na escolha do vencedor em BH segue conforme no ano passado. Público e jurados visitam os estabelecimentos e dão notas de 1 a 10 em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Este último leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.

Os votos dos clientes em geral e dos jurados, portanto, valem 50% do peso total, cada um. Os últimos 25 colocados são impedidos de participar na edição do próximo ano para permitir que novos bares sejam inseridos no concurso.

Resultados e homenagem

Em 2024, o buteco campeão do Comida di Buteco em Belo Horizonte, com o prato Boi Bandido, foi o Espetinhos do Paulão, no bairro Nova Cachoeirinha, região Nordeste da capital. A receita combinava costela bovina, milho verde e mandioca cozida, envolvida na manteiga e acompanhada de farofa da casa.

O Bar do Careca, primeiro campeão no ano 2000, vai receber uma homenagem na edição 2025 do Comida di Buteco. O prato vencedor na oportunidade segue no cardápio da casa até hoje: língua à moda.

Segundo Maria Eulália Araújo, o concurso consolidou-se como uma chave de impacto socioeconômico. A cofundadora diz que o Comida di Buteco já gerou mais de R$ 2,5 bilhões de receita na cadeia produtiva do setor de bares e restaurantes. Foram mais de 10 mil estabelecimentos participantes na história do concurso.

“Só no ano passado, os 27 circuitos espalhados pelo Brasil atraíram 150 mil turistas e mais de 13 mil empregos foram gerados”, completou Maria Eulália.

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Entretenimento

Chorão: filme contará a história de amor do artista com Graziela

Estética Ghibli e inteligência artificial: nova trend reacende polêmica nas redes; entenda

Linkin Park anuncia novas datas em São Paulo, Curitiba e Brasília

Tesouro perdido dos Beatles é encontrado em loja de discos no Canadá

Gastronomia árabe: tradição e resgate histórico em bares e restaurantes de Belo Horizonte no Matula 98

BH vai receber festival de pistache neste fim de semana

Últimas notícias

Alta do cacau impacta preços de chocolates e reduz produção de ovos de páscoa

Clássico tem data marcada! Veja o detalhamento das rodadas do Brasileirão 2025

Acusada de pichar estátua no STF tem prisão domiciliar concedida por Alexandre de Moraes

Atlético se despede de Deyverson, novo reforço do Fortaleza

Abril terá bandeira tarifária verde, anuncia Aneel

A BH pós-Fuad e os desafios de preparar e transformar a cidade

CBF anuncia a demissão do técnico Dorival Júnior

Governo de Minas publica edital de concessão da BR-356

Saldo de fevereiro para empregos formais é positivo, aponta Caged